Frio se intensifica nos próximos dias no Paraná

O estado do Paraná está prestes a enfrentar uma onda de frio intenso, com a previsão de ocorrência de geadas durante as madrugadas de quinta-feira (18) e sexta-feira (19), especialmente na região centro-sul. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também adverte sobre temperaturas mínimas abaixo dos 5°C em áreas mais suscetíveis ao fenômeno.

De acordo com o Inmet, uma nova massa de ar frio e seco está se deslocando e influenciará o clima em todo o Sul do Brasil, resultando em noites e madrugadas geladas. Durante o dia, contudo, o sol predominará e as temperaturas devem se tornar mais amenas. O rápido resfriamento noturno é atribuído ao ar seco predominante e às noites mais longas características desta época do ano.

Na quarta-feira (17), a temperatura mais baixa registrada no Paraná foi de 13,1ºC, em Palmas, uma das localidades que podem aguardar a formação de geada nos próximos dias. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que a queda nas temperaturas está associada a um ciclone extratropical localizado no litoral da Argentina.