Esculturas da via sacra de Guarapuava são alvo de vandalismo pela 2ª vez em dez dias

As esculturas da via sacra de Guarapuava, na região central do Paraná, foram alvo de vandalismo pela 2ª vez em dez dias. Elas foram pichadas e quebradas.

Nesta quarta-feira (9), a equipe de reportagem da RPC Guarapuava foi até o local e registrou as danificações sofridas pelas esculturas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, ainda não foi calculado o valor total do prejuízo. As esculturas vão precisar ser pintadas e restauradas.

A estimativa é de que, pelo menos, R$ 2 mil sejam necessários apenas para a pintura. Seis esculturas foram danificadas.

O projeto

O custo de toda a obra é de aproximadamente R$ 180 mil.

O projeto foi idealizado em 2016 com a Igreja Católica para incentivar o turismo religioso e ainda não está pronto. Ele começou a ser instalado em 26 de agosto deste ano.

A nova via sacra terá 15 esculturas – a última nem foi colocada. Além de ter que colocar a 15ª escultura, é preciso fazer o paisagismo no local.

Foram servidores públicos que construíam as esculturas, com moldes cedidos por quadros do Santuário Nossa Senhora Aparecida. As rochas, segundo a Secretaria de Turismo, foram doadas por duas construtoras da cidade

Os danos às esculturas revoltaram fiéis e membros da igreja. Partes das esculturas quebradas foram recolhidas para ajudar na restauração.