Após cinco mortes por Covid-19 em asilo de Rolândia, idosos são transferidos

Depois da morte de cinco idosos por Covid-19 em um asilo de Rolândia, no norte do Paraná, os idosos que vivem no local vão ser transferidos nesta segunda-feira (13).

Os idosos vão passar novamente por uma testagem para verificar quem está contaminado com o novo coronavírus e, assim, reduzir o risco de contágio na Casa de Repouso Maanaim.

No fim de semana, funcionários com roupa de proteção fizeram uma higienização completa, pois a casa está com idosos contaminados em um setor. Os idosos que não se contaminaram estão em outra ala.

Idosos e funcionários contaminados

As cinco mortes dos idosos foram registradas nas últimas semanas. Pelo menos, outros 13 idosos testaram positivo para a Covid-19.

Cinco funcionários também foram contaminados e afastados do serviço. Por isso, a Vigilância Sanitária passou a monitorar essa casa de idosos e determinou a interdição parcial.

A entrada de novos idosos está suspensa, e a transferência dos idosos que não se contaminaram começa nesta segunda.

Eles serão levados para uma escola municipal de Rolândia. A escola – que está sem aulas devido a pandemia – passou por uma higienização reforçada. Os idosos ficarão na escola por, pelo menos, 30 dias.

O que diz o asilo?

A Casa de Idosos Maanaim divulgou uma nota dizendo que está tomando todas as medidas necessárias, que está cumprindo as exigências da Vigilância Sanitária e prestando todo o apoio às famílias dos idosos

Também foi feito um pedido para as famílias que puderem levar os idosos para casa falam isso durante a pandemia.

Mortes em asilo de Londrina

Em um asilo de Londrina, também no norte do estado, oito idosos morreram de Covid-19.

Por causa dos óbitos, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu a abertura de um inquérito. Além disso, fechou um acordo com a prefeitura para a testagem em massa em todos os asilos.