Taubaté cede um set, mas vence o Campinas e abre vantagem na série semifinal da Superliga

Taubaté e Campinas são antigos conhecidos. Já se enfrentaram em decisões de campeonatos e em jogos importantes da temporada. O retrospecto é favorável ao elenco taubateano. Na primeira partida da série melhor de três jogos da semifinal da Superliga, disputada nesta quarta-feira, na bolha formada pela CBV no CT de Saquarema, o Taubaté aumentou o histórico de vitórias. Fez 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 25/17, 21/25 e 25/17, e ficou mais próximo da vaga na final.

Os dois times voltam à quadra no próximo sábado, às 21h, novamente na bolha criada no CT de Saquarema. Na outra chave, Minas e Itapetininga também duelam por um lugar na decisão. A série está 1 a 0 para o time mineiro.

Maurício Souza deixou a quadra com o prêmio de melhor da partida em votação popular. O central e campeão olímpico fez oito pontos e ajudou na construção do placar, assim como o ponteiro e também campeão olímpico Douglas Souza, maior arma ofensiva do Taubaté, com 18 pontos. Oposto Leandro Vissotto e o ponteiro Vaccari, ambos do Campinas, foram os maiores pontuadores da partida com 19 acertos.

Atual campeão, o Taubaté quer brigar pelo bicampeonato. O Campinas, por sua vez, tenta voltar a uma final da competição. Com nove títulos nacionais, mas nenhum nos anos de Superliga, não chega à decisão desde a temporada 2015/2016 – quando perdeu para o time do Cruzeiro.

O jogo

Sabendo utilizar bem o saque, o Campinas largou na frente. Mas o Taubaté logo encostou no placar. Não houve durante o primeiro set vantagem maior do que dois pontos. As equipes fizeram um jogo muito equilibrado, principalmente no sistema defensivo. O levantador e campeão olímpico Bruninho soube distribuir bem as bolas. Todos os atacantes de Taubaté pontuaram. Pela lado do Campinas, o oposto Leandro Vissotto foi bastante acionado. Um bloqueio de Bruninho em cima do ponteiro Vaccari deu a parcial para o Taubaté: 25 a 23.

Assim como no set anterior, o Campinas abriu o placar. O Taubaté fez três pontos seguidos e assumiu a liderança. Com uma sequência de saques forçado do central e campeão olímpico Lucão, o Taubaté colocou quatro pontos de vantagem. Mas foi com o serviço do ponteiro e campeão olímpico Maurício Borges que o Taubaté conseguiu a diferença que garantiu a vitória da parcial. Tudo passou a dar certo para o elenco taubateano, do bloqueio ao ataque. Para o lado do Campinas, no entanto, muitos erros bobos como toque na rede e largadas para fora. Taubaté fechou em 25 a 17.

O Taubaté iniciou o terceiro set com uma largada de segunda do levantador e campeão olímpico Bruninho. O oposto Felipe Roque conseguiu uma ótima sequência no saque que deu à frente do placar ao time taubateano. Ele também foi eficiente no ataque. Mas o Campinas soube reagir com o ponteiro Vaccari e demonstrou a mesma disposição do primeiro set. O jogo voltou a ficar equilibrado. Com o oposto Leandro Vissotto na rede, a equipe campinense subiu o bloqueio e abriu cinco pontos no placar. Após um bom rali em quadra, o Campinas levou a parcial por 25 a 21.

Eficiente no bloqueio, o Taubaté largou na frente. Mas o Campinas logo encostou no placar. As equipes fizeram um jogo equilibrado até a metade do quarto do set. Com dores no pescoço, o rendimento do oposto Leandro Vissotto caiu bastante, e a equipe campinense sentiu a mudança do seu jogador mais experiente. O ponteiro e campeão olímpico Douglas Souza fez pontos importantes, mas foi das mãos do oposto Felipe Roque o ataque que deu a vitória ao Taubaté: 25 a 17.