Mandaguari

Mandaguari é a oitava cidade do Paraná na produção de café

Informação está no Censo Agropecuário divulgado pelo IBGE. Município também se destaca na produção de uva de mesa

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicou no final de outubro o Censo Agropecuário, que foi realizado no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. No Censo, Mandaguari é destaque na produção de café-grão verde arábica e de uva de mesa, ocupando lugar de destaque no ranking estadual, além da diversidade dentro da agropecuária paranaense.

Ranking
No caso do café, Mandaguari ocupa a 8ª posição no Paraná, com produção de 1.877 toneladas de um produto de alta qualidade que sempre se coloca entre os melhores nos concursos regionais, estaduais e até nacionais – Mandaguari, aliás, teve quatro finalistas no prêmio Café Qualidade Paraná deste ano. 
Em nível estadual, as cidades com maior volume de produção de café são Carlópolis, Pinhalão, Apucarana, Ibaiti, Tomazina, Grandes Rios, Ivaiporã, Mandaguari, Ribeirão Claro e Abatiá.
Uma surpresa foi Mandaguari aparecer em destaque na produção da uva de mesa. Segundo o IBGE, no período pesquisado a cidade ficou em décimo lugar, com produção de 278 toneladas.  
A cidade fica atrás de Marialva, Rosário do Ivaí, Uraí, Jandaia do Sul, Bandeirantes, Assaí, Nova América da Colina, Mariópolis e Colombo na produção estadual da uva de mesa.

Pecuária
Na pecuária o destaque fica por conta dos galináceos, com mais de 2,3 milhões de cabeças, o que vem aumentando por conta de novas granjas que estão seno construídas depois da instalação de um grande abatedouro no município. 
No caso dos bovinos são 20.772 cabeças, além de aparecerem também no levantamento os produtores de leite. 
Outro animal que aparece no censo e que muitos mandaguarienses desconhecem são os búfalos, com cerca de 170 cabeças. Também aparecem no levantamento: caprinos (230 cabeças), suínos (2.652), equinos (717), muares (105), ovinos (841). Patos, gansos, marrecos, perdizes e faisões somam 345 cabeças.


Agricultura
Além do destaque na cafeicultura na cultura da uva de mesa, Mandaguari aprece ainda no censo na produção de cana-de-açúcar, soja, milho, trigo, feijão de cor, feijão preto, mandioca, abóbora, amendoim com casca, banana, milho forrageiro, sorgo de vassoura e cana-de-açúcar forrageira.