“Um filho de Mandaguari pelo mundo – Parabéns minha cidade”

Fui menino pobre, com base familiar. Não fui menino de rua, mas estava sempre na rua. Quando podia, jogava futebol e amava isso, mas usava meu tempo fora da escola para catar papel e revirar lixões, para ajudar na sobrevivência da família.

Família é sempre a base de tudo. Não tem como não se emocionar e lembrar do meu velho pai que fazia aniversário quase junto com Mandaguari. Minha Mandaguari querida, que lhe dou os parabéns por toda sua história, quantos amigos, quantas lideranças que já se foram, quantas novas que surgiram. É isso que faz o progresso acontecer. É a história viva.

Lembro-me do lixão e de me atiçarem com cães bravos no antigo aeroporto que a gente chamava de “campo de aviação”, porque era visto, por aqueles que lá ocupavam o território como um invasor.

Então, posso dizer que a minha base cultural teve início com a minha primeira universidade, as ruas da minha Mandaguari, a minha família, os meus amigos e de percorrer cada pedacinho de chão desta e cidade.

Este mesmo menino que hoje está aqui escrevendo, já fez palestra para instituições e empresas muito importantes, alguns presidentes de república, alguns governadores, senadores, uma parcela grande de prefeitos, empresas que quando menino eu já saberia reconhecer apenas pelo desenho da marca. Pois é, hoje são minhas clientes e aqui já tenho somado quatro mil palestras na história além de três milhões de livros.

Boas lembranças do CEVC, saudades daqueles tempos, dos amigos, de muitos professores, alguns bravos, exigentes, mas que hoje você vê que te ajudaram na construção de uma carreira.

Foi aí que, pelas circunstâncias de sobrevivência da família pobre, eu compreendi que existem dois lugares para um ser humano no mundo: a sua “zona de conforto” e a linha mágica, no qual tudo acontece e produz resultados, chamada trabalho. Isso aprendi muito com minha mãe. O engraçado é que estas linhas nunca se tocam, tampouco se cruzam.

Entendi, pelos caminhos da vida, que as dimensões de quem produz resultados passa principalmente pela mentalidade que você constrói como ser humano e impossível de falar disso com meu coração se não falar de Mandaguari.

Aprendi também que sempre tem dois inimigos na vida brigando entre si dentro de você, o desistente e o persistente e vence quem você alimentar mais.

Fico muito feliz em acompanhar a história da cidade, nos sites da cidade, no Portal Agora que presta um grande serviço à comunidade. Espero continuar contribuindo com conteúdo para que muitos mandaguarienses possam superar barreiras e crescer.

Nestes tempos mais difíceis que estamos vivendo, uma pandemia que machucou a vida do mundo, nos remete a muitas lembranças e percebemos que tínhamos tempo e reclamávamos da falta dele. Agora que temos, muitas vezes não sabemos o que fazer com ele.

Parabéns meus irmãos mandaguarienses por mais um aniversário. Não tem como esquecer aquelas festas na praça em comemoração ao aniversário da cidade.

Que Deus nos traga esta alegria de volta e que a cidade esteja num caminho de prosperidade e as pessoas que aí vivem, num caminho de serenidade.

Um abraço e que Deus abençoe a todos.

Gilclér Regina. Escritor, palestrante de sucesso e filho de Mandaguari.