“Três nomes despontam como pré-candidatos a prefeito de Mandaguari”

Filiações

A pandemia do Cornavirus deixou a classe política em “compasso de espera” nos últimos dias de filiações partidárias no município. Havia uma expectativa de adiamento das eleições e consequente postergação do prazo de filiações, o que não se confirmou.

Datas

A possibilidade de adiamento das eleições para 2022 é praticamente nula, mas o pleito pode não ocorrer em 4 de outubro, data programada. Não se descarta no Tribunal Superior Eleitoral que a escolha dos novos prefeitos e vereadores ocorra em dezembro, próximo ao Natal.

Nomes

Faltando menos de cinco meses para a eleição, três nomes despontam como pré-candidatos a prefeito após o fechamento das filiações partidárias: Hudson Guimarães (PSC), Ivonéia Furtado (Cidadania) e Marcos Jovino (PSD). Nomes podem surgir e nomes podem deixar a disputa, mas hoje seriam esses os três candidatos a prefeito no município.

Vereadores

Chama a atenção o volume de nomes lançados como pré-candidatos a vereador. Estima-se que haverá próximo de 10 chapas proporcionais na disputa municipal. Como cada chapa pode lançar o limite de 14 nomes, estima-se que mais de 120 nomes vão disputar as 9 vagas na Câmara Municipal.

Convenções

Caso a eleição seja mantida para outubro, as convenções partidárias devem se realizar entre o final de julho e o início de agosto, quando começam as campanhas. Apesar de ser impossível precisar essas datas, é improvável acreditar que o calendário seja todo mantido.

*Coluna publicada na 342ª edição do Jornal Agora

Quer receber as principais notícias do dia na palma da sua mão? Clique aqui e entre agora em nosso canal no Telegram!