Tradição retomada

Por 20 anos, todos os anos era sempre igual. Passava o carnaval e vinham vôlei e futebol de areia na programação de Mandaguari. Realizado na Praça Independência na maior parte desse período, a competição atraía milhares de pessoas ao local todas as noites durante algumas semanas.

Criadas em Mandaguari no ano de 1993, as competições se iniciaram com vôlei de areia, graças à febre, na época, do surgimento do vôlei de praia. “Foi uma novidade e fico feliz em ter plantado uma semente”. Quem dá a declaração é o engenheiro Roberto Corazza, então secretário de esportes local.

A primeira edição do futebol de areia ocorreu em 1997, primeiro ano do mandato da então prefeita Maria Inês Botelho. “Eu pedi para a Maria Inês a autorização para fazer o futebol em uma semana, pois eles faziam o vôlei nas semanas anteriores”, lembra Júlio César Raspinha, idealizador da competição.

A partir deste ano, não houve edição em 1998, e nos anos de 1999 e 2000 a mesma ocorreu em data localizada ao lado do Clube Recreativo. A partir de 2001, o então prefeito Ari Stroher promoveu a volta da competição à Praça Independência, tradição mantida durante o período governado pelo então prefeito Cileninho.

Apoio

Graças à parceria com empresas como a Cocari, por exemplo, o evento se tornou referência estadual e chegou a pagar premiações, no vôlei, acima do circuito paranaense.

Realizado pela última vez em 2013, deixou de ocorrer na Praça Independência para preservação do local e aguardou por seis anos por um espaço físico adequado, o que será possível após a inauguração da arena, em fase final de obras, ao lado da Estação Rodoviária.

Em 2019, a competição ocorrerá a partir de 22 de novembro e deve ser encerrada em 8 de dezembro, portanto, em três finais de semana. A Agora Comunicação vai promover o evento de maneira particular, sem o envolvimento do poder público.

“O espaço será locado, seguindo as normas de utilização de qualquer espaço público”, explica Roberto de Almeida, Secretário de Cultura e Esportes. Toda estrutura do evento, incluindo arbitragem, premiação e organização, ficarão a cargo da empresa.

As inscrições das equipes e atletas começam na quinta-feira, dia 10 de outubro, e se encerram no dia 14 de novembro, uma semana antes do início das competições. “Damos um prazo confortável para o pessoal se organizar”, explica Sancler Lopes, da Sancler Promoções, parceira na organização.

Haverá disputas em ao menos nove categorias, incluindo feminino, veteranos e categorias de base, indo dos 5 aos 15 anos. A atração principal e que deve atrair mais equipes é a categoria livre, com estimativa de mais de 40 times, podendo inscrever até 8 atletas por time.

Expectativa

Por causa do período inativo, a organização evita fazer uma projeção quanto ao número de participantes. “Chegamos a inscrever mais de 150 equipes somando todas as categorias, mas hoje é isso é improvável”, explica Sancler Lopes, que foi diretor de esportes do município entre 2006 e 2012.

Para ele, há a necessidade de um resgate da cultura esportiva, o incentivo às escolinhas e uma sequencia de competições, para atrair a atenção do público e dos atletas. “É uma retomada gradativa”, esclarece.

Além das competições de areia, uma série de atrações é preparada pela Agora Comunicação para o período de disputas, que vai coincidir com o início das férias escolares e a proximidade do verão.

Haverá durante o evento atrações com shows ao vivo, brinquedos para as crianças, food truck, e também uma considerável premiação para quem prestigiar as competições.

“Queremos levar as famílias para essa grande festa, que será de toda a comunidade. O município está carente de eventos, e essa é uma oportunidade de proporcionar diversão e lazer para as pessoas”, finaliza Júlio César Raspinha.

Serviço

Futebol de Areia 2019 – inscrições a partir de quinta-feira, 10 de outubro, na Agora Comunicação. Avenida Amazonas, 1472, fones 3133-4000 ou 99918-5320