“Trabalhar no Conselho Tutelar é um desafio muito grande”

Na manhã desta quarta-feira (4), a Agora FM (91,3) recebeu Cidinha Freitas na série de entrevistas da emissora com candidatos ao Conselho Tutelar. As participações ocorrem de segunda a sexta-feira até o dia 9 de setembro.

“Trabalhar no Conselho Tutelar é um desafio muito grande, primeiro porque você depara com situações muito sérias de abandono, de vulnerabilidade social de violência contra a criança e adolescente. Isso de certa forma te abala emocionalmente é preciso ter um equilíbrio emocional é preciso ser sensata para lidar com essas situações, mais é um trabalho gratificante”, explicou Cidinha aos ouvintes.

Outro ponto destacado pela candidata é que a sociedade precisa entender o que é o Conselho Tutelar, “Na maioria das vezes acham que estamos aqui para punir o adolescente ou ao contrario, que estamos aqui para proteger e o Conselho tutelar só atua dentro do que esta na lei, o ECA”.

Para Cidinha o conselheiro tem que estar a disposição, “Mesmo que ele não esteja de plantão, alguém te liga, bate na tua porta ou pede informação. Uma coisa que importante que gostaria de ressaltar é que o Conselho Tutelar mão funciona sozinho ele tem que ter um Ministério Público atuante uma Cara da Infância e da Juventude que esteja caminhando juntos e as redes de proteção que são a Assistência Social, CRAS, CREAS e as entidades que assistem essas crianças e adolescentes. Para um conselho funcionar direito é preciso que que tudo isso esteja funcionando”, finaliza.

Sobre a série

As entrevistas da Agora FM com os candidatos ao Conselho Tutelar serão realizadas de segunda a sexta-feira às 8h30, no programa Show da Manhã. Cada candidato tem até cinco minutos para contar sobre sua vida e se apresentar à comunidade.