Toque de recolher é mantido, mas município pode liberar encontros com até 30 pessoas

A Comissão da Covid-19 em Mandaguari realizou, na última segunda-feira (22), uma reunião extraordinária para sugerir mudanças nas medidas de combate à propagação da doença no município. Entre as mudanças está a possível permissão de eventos com até 30 pessoas.

Em nota oficial publicada no Facebook da Prefeitura de Mandaguari, a assessoria de imprensa do município confirmou que o toque de recolher entre 20h e 5h será mantido no novo decreto, bem como a suspensão de atividades consideradas “não-essenciais” aos finais de semana. Porém, a comissão prevê a possibilidade de liberar a realização de “lives” com presença de até 30 pessoas.

Confira a seguir o que diz a nota publicada pela assessoria do município. 

A Comissão Municipal da COVID-19 de Mandaguari se reuniu de forma extraordinária nesta segunda-feira (22), para deliberar e apresentar sugestões ao Executivo sobre medidas para o novo decreto municipal. Entretanto, vale lembrar que neste momento continua necessário o bom senso de toda a população para seguir as restrições impostas pelo decreto, como o toque de recolher e o isolamento social.

Alterações – Com poucas mudanças em relação ao que determina o decreto ainda em vigência, a comissão está sugerindo a manutenção o toque de recolher das 20h00 ás 5h00 do dia seguinte. Permanece a suspensão dos serviços e atividades não essenciais em todo o território municipal, durante os finais de semana, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 19h00.

Bares, lojas de conveniências, distribuidoras de bebidas, restaurantes, lanchonetes, carrinhos de cachorro quente e lanches, sorveterias, food-trucks, lojas de vendas de açaí, petiscarias e afins: atendimento presencial das 08h00 às 19h00, de segunda-feira a sexta-feira, com 35% de sua capacidade de ocupação, com vendas de bebidas alcoólicas apenas em temperatura ambiente (não gelada), além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local. Em contrapartida os mesmos poderão ter a autorização para funcionar durante os finais de semana nas modalidades: Delivery, Drive Thru e Take Away (retirada no balcão).

Continuarão proibidas as colocações de mesas, cadeiras, banquetas e similares ou atendimento de clientes nas calçadas de todos os estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, lojas de conveniências, barracas de lanche, food-trucks, tabacarias, caldos de cana, ambulantes, entre outros.

Há possibilidade também de ser permitida a realização das chamadas “Lives Solidárias”, desde que respeitando as medidas de profilaxias impostas, incluindo a realização prévia de testes de Covid-19 nos participantes. Público no local fica restrito aos envolvidos na transmissão do evento e com a capacidade máxima de 30 pessoas.

Também poderá ser permitida a prática de atividades físicas em ambiente abertos.

O decreto deve ser divulgado ainda hoje no Diário Oficial dos Municípios!