Vergonha e decepção

Na noite que a pessoa mais importante da minha vida morreu, liguei de maneira educada pra senhora prefeita pedindo autorização para velarmos o corpo do meu pai, a exemplo do que Maringá permite, já que o caso dele era pós Covid. Ela disse que pediria autorização do veterinário da vigilância. Ele não só não autorizou, como disse que viraria “bagunça” (o velório de quem mais amo ele chama de bagunça) e que não aceitaria “cartinha de hospital” como documento (ele chama uma certidão de óbito, resultado de uma vida de trabalho honesto, atestando que ele não transmitia mais Covid, como cartinha). Não pudemos abrir o caixão para 10 familiares se despedirem e fazerem uma oração.

Mas essa mesma turma libera aglomeração, live, festa, ou nome que quiserem dar pra isso. O dono da ótica e sua única funcionária não podem trabalhar no sábado, mas festa com 30 pessoas pode. Loja de bebida com duas pessoas não podem abrir, mas mercado com 50 pessoas na fila, expostas e humilhadas pode. Bancos com filas dobrando quarteirão pode. É vergonhoso ver a falta de critérios de uma administração municipal e uma Câmara de Vereadores completamente perdidas, se digladiando em cima do palanque ainda, com uma população agonizando e morrendo na fila do Pam.

Tenham decência e tomem atitude. Peguem dos R$ 12 milhões que vocês encontraram no caixa e separem “só” R$ 2 milhões pra testes de Covid pra população. Da pra comprar 20 mil testes e se antecipar a eventuais sintomas. Melhorem as condições de trabalho dos profissionais da saúde, esses sim dignos do salário que recebem. Abram o Centro de Tratamento de Covid nos fins de semana, ouçam quem pode ajudar, e não apenas bajuladores que só agradam.

Quantos Vicentes, Bergas, Grelas, Tiões, Janices, Fabios ainda vão morrer pra essa gente tomar medidas efetivas e parar de ciscar de um lado pra outro nessa politicagem nojenta? Tenham critérios, comecem a governar e tomem atitudes que justifiquem a confiança que a população depositou em vocês! Ou então tenham a dignidade de assumir que são incompetentes e saiam de onde estão! Em três meses já dava pra todos terem aprendido alguma coisa!