Talento nato

Quem pergunta ao professor de gastronomia Eduardo Lopes qual a receita do sucesso certamente vai ter como resposta ingredientes que estão presentes na mesa do brasileiro: dedicação, persistência e foco. 
Recentemente, Lopes venceu um concurso promovido pela Tirol, uma fábrica de laticínios que tem sede em Santa Catarina. Como parte da premiação, o chef vai lançar um livro de receitas e gravar um vídeo com a apresentadora Chris Flores, do SBT, ensinando a fazer a receita vencedora da disputa, uma pizza artesanal com massa desenvolvida pelo mandaguariense.

Percurso
Hoje atuando como professor de gastronomia, Lopes conta que desde pequeno era apaixonado por culinária. “Eu tive muita influência da minha família, da minha avó. Então assim que terminei o ensino médio me decidi por fazer gastronomia”, conta.
Como a faculdade era cara, Eduardo teve de fazer uma pausa no percurso. “E aí acabei realizando outro sonho, que era o da minha família, e cursei administração. Fiz alguns anos, só que vi que não era pra mim”, detalha.
E foi com a determinação de se formar em gastronomia que Eduardo começou a trabalhar em um supermercado. Foram sete anos trabalhando no estabelecimento e juntando dinheiro para pagar o curso de gastronomia e depois a especialização em gastronomia e cozinha avançada. 
“Foi uma batalha muito grande. Trabalhava de dia, estudava de noite e de madrugada ainda fazia brigadeiro para ajudar a pagar a faculdade. E no final das contas, graças a Deus, tudo foi dando certo”, complementa.

Concurso
Se há alguns anos a gastronomia não era uma arte com muito espaço na cultura popular, hoje o cenário é completamente diferente, em parte graças à popularização de concursos e realities culinários, sendo o MasterChef, que no Brasil é licenciado pela Band, o maior expoente deles. 
“Hoje em dia ninguém fica sem comer, então a área da gastronomia está se expandindo muito, com vários realities. Hoje a gente tem concurso até de comfort food, que é aquela comida de vó, sentimental”, detalha Lopes.
No entanto, o chef mandaguariense praticamente caiu de paraquedas no concurso que venceu. “Eu estava tendo uma aula e uma aluna minha perguntou se eu não devia participar. Cheguei em casa e faltava uma hora para acabar as inscrições”, conta.
Com a receita de pizza artesanal, Lopes chegou à final, onde contou com apoio de amigos para que tivesse alcance nas redes sociais e vencesse a competição. “Meus amigos fizeram uma verdadeira campanha e consegui ganhar”. 

Fundação
Lopes concluiu a entrevista ao Jornal Agora falando sobre seus planos para o futuro. Ele conta que seu projeto de vida é criar uma fundação para recolher pessoas que se encontram em situação de rua. “E trazer elas para a cozinha, porque cozinha transforma”.
“Todo dinheiro que eu junto é para futuramente abrir uma fundação e tirar essas pessoas da rua. Trazer, acolher, trabalhar com elas e desenvolver isso”, finaliza.