Sonho de um Poeta

Dercílio conta que sempre gostou de ler e escrever desde pequeno, e isso foram crescendo com o passar do tempo, ele conta que começou com livros pequenos e gibis, “Agora estou lendo livros maiores que transmitem mais ensinamentos”, afirma.

A relação do jovem com a poesia começou no 6° ano, quando entrou para sala de altas habilidades, “Lá eu aprendi como fazer, até então eu não tinha conhecimento muito grande de como era isso. E eu sempre fui apaixonado por poesias, pelos escritores, tanto que um dos meus livros preferidos é os Lusíadas, que além de ser toda a história contada em poesia tem um vocabulário mais complicadoe foi a partir dali que eu cresci e desenvolvi o amor pela poesia”, revela.

Dercílio conta que tinha posto como um objetivo e o sonho de publicar um livro, “Quando eu entrei para sala de altas habilidades em 2016 eu falei para professora Valéria Pinheiro desse meu sonho e ele colocou como um objetivo para vida dela também, nós fomos conversando e desde lá então corremos atrás. Eu fui produzindo poemas e esse ano Graças a Deus conseguimos publicar o livro”.

Para produzir o livro Dercílio te ajuda da presidente do Elos Clube de Mandaguari, Maria Inês Botelho, ela auxiliou desde do momento que soube do projeto, outras participações importante na produção da obra foi professora Valéria fez a diagramação dos poemas junto com as ilustrações que foram feitas pelos alunos da sala de altas habilidades. O custo de impressão do livro foipago por professores e pessoas da comunidade que se juntaram para ajudar a pagar a gráfica.

Dentre os poemas que estão no livro o autor revela um dos seus preferidos, “Um das poesias que mais gosto se chama,‘Sonhar’, porque é um poema que me define e define muitas pessoas, que fala que possamos acreditar em nossos próprios sonhos e não desistir nunca. E esse é um dos lemas que eu levo para a minha vida, porque muitas vezes as pessoas vieram me dizer que eu não conseguiria e que não daria certo, mais por outro lado muitos vieram me incentivarpara não desistir e acreditar, esse foi o motivo para escolher esse titulo”, explica.

O lançamento oficial do livro foi no dia 9 de setembro na Câmara Municipal,em sessão em homenagem  a professora Valquíria Imperiano que convidou o autor ir até a Suíça em um evento em abril de 2020, para lançar seu livro.

“Pretendo continuar escrevendo e escrever livros maiores, o meu escritor favorito no momento é o Bráulio Bessa que é um cara que saiu da miséria e venceu na vida fazendo poesia, que hoje em dia é algo bem complicado porque não é valorizado. Uma coisa que eu gosto de transmitir muito é nunca desistir dos nossos sonhos acima de tudo, porque vão surgir muitas lutas vários desafios e várias pedra no caminho, não podemos deixar que isso nos atrapalhe, porque se nós realmente temos um sonhos temos que correr atrás temos que ter fé, acreditar em Deus que tudo isso vai ser possível de realizar”, finaliza.

Para quem tiver interesse em adquirir olivro ele está sendo vendido a R$10,00 e pode ser encontrado na escola São Vicente Palotti.