Solenidade marca posse de nova diretoria do Conseg Pioneiros

Solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (1º), no anfiteatro do Módulo Cultural de Mandaguari, marcou a posse da nova diretoria executiva do Conselho Comunitário de Segurança Conseg Pioneiros. Marcelo Siqueira assume a presidência do órgão pelos próximos dois anos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais. Entre elas a prefeita Ivonéia Furtado, o delegado Zoroastro Nery do Prado Filho, o promotor de Justiça Erick Leonel Barbosa, o major José Renato Mildemberger Junior, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, e o major Eliéser Antônio Durante Filho, subchefe da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg) do Paraná.

A prefeita Ivonéia se colocou à disposição do Conseg, e lembrou do principal projeto do órgão, o “Mandaguari, cidade monitorada”, que investiu na aquisição de câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. “Sempre tivemos um bom diálogo nesse sentido. Quando assumimos, eram mais 23 câmeras. Junto aos esforços do Conselho adquirimos mais 100 câmeras de segurança, e segunda-feira (30/1) foi feito um pedido de mais dez, para que a gente possa entregar pra comunidade”.

O major Mildemberger, que já foi comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Marialva, da qual Mandaguari faz parte, ressaltou a importância da atuação do Conselho de Segurança. “Fui um defensor da instalação dos conselhos em todas as cidades, e de 2014 a 2018 conseguimos restabelecer os Consegs em oito das dez cidades atendidas pela Companhia. Sem o apoio da comunidade, do envolvimento do poder público e da sociedade civil para auxiliar a polícia, nós não conseguiríamos dar conta de tanta demanda”, aponta.

Já o major Durante afirmou que o Conseg tem uma missão árdua, que é de envolver toda a população na segurança pública. “Criar esse senso de coletividade, muitas vezes através de grupos de WhatsApp que mobilizem vizinhanças, moradores. Isso ainda não é cultural do brasileiro, mas o trabalho dos conselhos de segurança ajuda a formar esse senso, essencial para a melhoria da segurança pública”.

O presidente do Pioneiros, Marcelo Siqueira, também fez uso da palavra e apontou que assume um novo desafio. “Não é uma tarefa fácil zelar pela segurança pública, mas vamos dar o nosso melhor, assim como o Conseg vem fazendo desde que foi criado”.

HISTÓRICO – Criado em 2018, fruto de parceria entre empresários e as forças de segurança pública, o Conseg Pioneiros tem desenvolvido uma série de projetos. O com maior repercussão é o “Mandaguari, cidade monitorada”, com a instalação de câmeras de monitoramento, além de centrais junto das polícias Civil e Militar. O Conseg também tem levado as forças de segurança para diálogos nas escolas, entregou à Polícia Civil duas salas de atendimento humanizado para atendimento de mulheres e crianças e vítimas de violência, e mais recentemente entregou uma central de monitoramento à polícia penal, entre outras ações.

Antes de Marcelo Siqueira, o Conseg teve como presidentes o empresário Itamar Solopak e o advogado Fernando Nanuncio.