Secretária de Saúde nega fechamento do Laboratório Municipal

O prefeito, Romualdo Batista, e a secretária de saúde, Vanessa Javera Castanheira, estiveram no estúdio da Agora FM (91,3) nesta sexta-feira (26), para mais uma edição do quadro Fala Prefeito.

O principal assunto não poderia ser outro: o suposto fechamento do Centro Municipal de Diagnósticos. No início da noite de quinta-feira (25), começou a circular por redes sociais a informação de que o local seria fechado. Ainda de acordo com as publicações, os moradores que precisassem realizar exames a partir de então, seriam encaminhados ao laboratório do Hospital Cristo Rei ou o Laboratório Santa Terezinha.

A informação gerou indignação nos mandaguarienses, visto que o laboratório concentrava o atendimento dos moradores de todos os bairros. A notícia repentina também preocupou: como ficam os pacientes que estão com encaminhamentos para realizar exames ou têm que retirar os resultados das análises clínicas?

Questionado sobre o caso, Romualdo afirmou que não se trata de um fechamento definitivo. “O laboratório está em um prédio bem antigo e em dias de chuva isso fica evidente, é uma confusão por lá. Nós já realizamos diversas reformas, mas ele não tem trazido conforto para os pacientes que aguardam para realizar seus exames. Pagamos o aluguel daquele prédio, mas a nossa busca é de um espaço melhor e também de economia”, afirmou.

Com a finalidade de economizar com aluguel e melhorar o atendimento, o prefeito disse que haverá uma mudança de locais. “Temos o prédio da antiga Clínica da Mulher [do Centro], que é uma conquista do município. Faremos a reforma e adaptação do espaço, uma manutenção nos equipamentos que estão no laboratório, e retornaremos os atendimentos na Clínica, que é um prédio nosso. Foram ajustados os exames para que as pessoas continuem sendo atendidas neste período de mudança”, disse.

Ainda durante a entrevista, a secretária de saúde falou sobre as mudanças dos locais de atendimento para aqueles que precisam fazer exames nos próximos dias. “A partir de segunda-feira (29), todos os nossos pacientes serão direcionados à Secretaria de Saúde e a partir de lá serão encaminhados aos dois laboratórios com os quais temos contrato, para que possam realizar seus exames normalmente. O laboratório não será fechado completamente. Alguns exames continuarão sendo feitos ali, em especial dos moradores que já haviam agendado seus atendimentos, justamente para que o período de transição aconteça sem que ninguém saia prejudicado”, afirmou.

A secretária contou ainda que a previsão é de que o laboratório volte a atender normalmente, já no prédio novo, daqui no máximo 90 dias. “Estamos em contato com a Vigilância Sanitária para fazer todas as reformas necessárias. É uma suspensão temporária para que a gente possa melhorar a qualidade do serviço. Atualmente, alguns exames já são encaminhados aos outros laboratórios por que não temos como realiza-los. Então esse encaminhamento para os nossos conveniados não é um problema, pois já é uma rotina no município”, relatou.

Para finalizar, Vanessa falou que a mudança é necessária e vai alterar positivamente a forma como os pacientes realizarão seus exames. “Neste novo espaço, melhor equipado e adaptado, poderemos abrir licitações para comprar equipamentos ou fazer comodato com empresas que poderão fornecer novas máquinas para que possamos oferecer novos tipos de exames à população. O custo que temos com o aluguel, será investido no próprio laboratório. Então será uma mudança muito boa. ”

 

Íntegra

Ao longo do quadro, outros assuntos foram abordados pelo prefeito e pela secretária. Ouvintes enviaram perguntas, que foram respondidas ao vivo.

Confira o áudio na íntegra acessando o link: