Saúde aplica mais de 700 doses de imunizantes no Dia D da Vacinação

Ação ocoreu no sábado (8) na Praça Independência

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou, no sábado (8), 729 doses de imunizantes durante o Dia D da Vacinação contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil ou pólio. Segundo a SMS foram aplicadas 275 doses de VOP (Vacina Oral Poliomielite), 4 doses de VIP (Vacina Inativada Poliomielite), 264 doses contra a influenza e 63 contra a covid-19, entre outras vacinas.

A imunização, voltada para crianças menores de cinco anos, ocorreu na Praça Independência, no Centro, das 8h às 16h.

A campanha de vacinação contra a poliomielite seguirá até 14 de junho, em todas as UBSs da cidade – exceto a UBS Jardim Progresso.

A DOENÇA – A poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, quando há paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

As vacinas VOP (Vacina Oral Poliomielite) e VIP (Vacina Inativada Poliomielite) são os dois imunizantes disponíveis no Brasil para proteger contra a poliomielite. Desde 2016, o esquema contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável para crianças com 2, 4 e 6 meses. Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida como gotinha.

A doença está erradicada no Brasil desde 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Para que a situação permaneça dessa forma, é necessário que a população complete o esquema vacinal das crianças.

Com informações da Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari