Retrospectiva: relembre as principais notícias de março de 2020 em Mandaguari
3/3
Corpo encontrado em Mandaguari
Na tarde do dia 3 de março, um corpo foi encontrado ao lado do Espaço Conviver, após os funcionários do local sentirem um forte odor. Segundo as informações policiais, acredita-se que o corpo é de um homem. Porém devido ao estado de composição do corpo, a identificação teve de ser feita através da necropsia. O cadáver encontrado é de Márcio do Carmo Cortes, 41 anos, conhecido pelo apelido de Engueis. Evidências mostravam que a pessoa residia na obra há algum tempo. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), o cadáver não apresentava sinais de violência, e a morte ocorreu por causas naturais.
11/3
OMS decreta pandemia por causa do coronavírus
No dia 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo corona vírus.
12/3
Paraná tem 54 casos suspeitos, 29 descartados e seis confirmados de corona vírus.
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado no dia 12 mostra que o panorama do corona vírus no Paraná é de 54 casos suspeitos, 29 descartados e seis confirmados. Os confirmados foram de Curitiba (5) e Cianorte (1), dois descartados – Curitiba e Corbélia; e 12 novos suspeitos – Apucarana (1), Curitiba (7), Londrina (3) e Turvo (1).
17/3
Registrada primeira morte de Covid-19 no Brasil
Foi registrado no estado de São Paulo, no dia 17 de março, o primeiro caso no Brasil de morte pelo novo corona vírus (Sars-Cov-2). A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em um hospital particular. Ele tinha histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática — aumento benigno da próstata, comum em homens mais velhos.
Mandaguari regista os primeiros casos suspeitos de Covid-19
O município anunciou no dia 17 de março, os primeiros casos suspeitos de Corona vírus em Mandaguari. A primeira vítima acionou os serviços de saúde no dia 16 e é mantida isolada após atendimento. Vinda de uma viagem ao exterior, teria apresentado sintomas do Corona vírus. Já no dia 17 uma segunda vítima, também vinda de viagem ao exterior, procurou o Pronto Atendimento Municipal com os mesmos sintomas e procedimento idêntico foi adotado. Nenhuma das duas vítimas testou positivo para o vírus.
18/3
Batistão decreta Situação de Emergência em Mandaguari
O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no município por conta do novo corona vírus (Covid-19). O decreto divulgado pela Prefeitura suspende as aulas da rede municipal de ensino, atividades com pessoas acima de 60 anos e demais atividades de grupos de convivência, a partir do dia 20, por prazo indeterminado. Também foi suspenso atendimento ao público de órgãos como Procon, Agência do Trabalhador, Tributação, Protocolo e Assistência Jurídica Municipal.
19/3
Prefeito decreta fechamento do comércio mandaguariense
Após reunião entre o prefeito Romualdo Batista e Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari (Aceman), ficou definido que o comércio mandaguariense fecharia as portas a partir do dia 23. O decreto previa o fechamento do comércio por 15 dias. A ação ocorre de forma preventiva à propagação do novo corona vírus (Covid-19).