Retrospectiva: relembre as principais notícias de junho de 2020 em Mandaguari

3/6

Mandaguari confirma sexto caso de corona vírus

No boletim epidemiológico liberado pela Saúde de Mandaguari no dia 3 de junho, confirmou que mais uma paciente cidadã havia testado positiva para a corona vírus, contabilizando assim, o sexto caso do município. A mulher de 23 anos, sem histórico de viagem e sem comorbidades, não apresentou sintomas e fez por conta própria o exame em um laboratório particular regulamento pelo Ministério de Saúde.

Ainda no boletim, foi informado à população que dentre os pacientes que já haviam testado positivo para a doença, três deles já haviam se curado. .

 

8/06

Profissional da área da saúde foi o oitavo caso de Covid-19

Uma profissional da área da saúde que estava em isolamento domiciliar por ter tido contato com uma pessoa que contraiu o corona vírus testou positivo no boletim do dia 8 e se tornou o 8º caso confirmado de Mandaguari. A mulher de 32 anos não teve sintomas da doença, e foi orientada a fazer o teste rápido após ter contato com um paciente que também testou positivo para o Corona vírus.

 

14/6

Ex-prefeito Antônio Galera morre aos 88 anos

Na noite do dia 14 de junho, por volta das 23h, veio á óbito Antônio Galera Gonçález, de 88 anos. Ele estava internado no Hospital Norte do Paraná (Honpar), antigo João de Freitas, em Arapongas, desde o dia 11. De acordo com os familiares, ele passou mal no feriado de Corpus Christi, e foi internado no Honpar. No dia 12, seu quadro de saúde apresentou agravamento, e ele foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Na noite do dia 14 ele não resistiu e veio a óbito em decorrência de um problema no coração.

Galera morava na Rua Vereador Tertuliano Guimarães Junior, no Centro de Mandaguari. Ele foi vereador no município de 1969 a 1972, e prefeito durante dez anos, nas gestões 1973 a 1976 e 1983 a 1988. O ex-prefeito foi uma pessoa muito ativa na história da cidade. Sócio-fundador da Cocari, do Sicredi, e muito ativo na Colari (Cooperativa de Laticínios de Mandaguari). Na época de seu falecimento, era presidente do Sindicato Rural Patronal.

Galera deixou a esposa, dona Toninha, e o filho, Flávio.

Já no dia 15 de junho, centenas de mandaguarienses se mobilizaram em uma carreata para prestar uma última homenagem ao ex-prefeito. “O cortejo fúnebre, que contou com a presença de Bombeiros e Polícia Militar, gerou muita comoção ao passar pela Avenida Amazonas, em direção ao Cemitério Municipal, onde o ex-prefeito foi sepultado.

 

18/6

Mandaguari tem segunda morte por Covid-19

Mandaguari constatou o segundo óbito por corona vírus na noite do dia 18. O homem, de 71 anos, teve início dos sintomas no dia 17 e foi transferido do Pronto Atendimento Municipal (PAM) via SAMU para o hospital referência em Maringá. O paciente, que teve o teste de Covid-19 confirmado, tinha histórico de doença crônica, doença pulmonar crônica e era tabagista. Ele também não tinha histórico recente de viagem. Seguindo às recomendações, o caixão foi lacrado para evitar a disseminação do vírus e transportado diretamente para o cemitério, sem velório.

 

24/6

Covid-19: Mandaguari chega a 50 casos

No dia 24 de junho, Mandaguari já contabilizava 50 casos de corona vírus. Dezenove pessoas cumpriam o tratamento dos sintomas em isolamento domiciliar e duas, por apresentarem quadro clínico mais intenso, precisaram de internamento hospitalar. 27 pessoas já estavam recuperadas e outras duas vieram a óbito.