Retrospectiva: Outubro

1/10

Homem é morto a tiros na Vila Verde

Um homicídio foi registrado no primeiro dia de outubro em Mandaguari. O crime ocorreu na Rua Alice da Silva Falcão, no Conjunto Vila Verde, por volta de 15h. A vítima tratava-se de Patrick Eduardo Rodrigues.

Os autores do crime estavam em um Chevrolet Astra de cor prata, se aproximaram e atiraram mais de 20 vezes contra Rodrigues, que foi atingido por dois disparos.

A vítima não resistiu aos ferimentos e nenhum suspeito foi preso.

2/10

Primeiro turno tem filas em locais de votação

Mandaguari registrou filas nas primeiras horas da eleição em alguns locais de votação no domingo.

Na escola Francisco Romagnole Júnior, no Jardim Progresso, e na escola Walter Antunes Pereira, no Cinco Conjuntos, a votação começou com filas, que seguiram durante o dia todo.

8/10

Noite do telescópio reúne centenas de pessoas

Aconteceu na noite de sábado a 1ª Noite do Telescópio, um evento realizado pelo Grupo de Astronomia de Mandaguari (GAMA).

O evento aconteceu na Praça Independência onde foram disponibilizados telescópios para que o público tivesse a oportunidade de observarem alguns planetas e principalmente a Lua.

A noite colaborou com um céu limpo e centenas de pessoas fizeram fila para participar do evento. No local também foi organizado uma miniexposição de fotos.

11/10

Mandaguari é a 2ª cidade da região que mais gerou empregos com carteira assinada no ano

Mandaguari é a 2ª cidade da região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) que mais gerou empregos de janeiro a agosto neste ano, de acordo com as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o novo Caged, divulgado em 29/09 pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Foram 4.126 admissões e 3.509 demissões, gerando um saldo positivo de 617 vagas.

O setor que contribuiu neste ano para o saldo positivo foi o de Indústria com 347 vagas, seguido pelo Comércio com 121 vagas. Em terceiro aparece o setor de Serviços, com 109 vagas. O setor de Construção contabilizou saldo de 38 vagas e o de Agropecuária 2 vagas.

18/10

Feira de exposições de antiguidades

Aconteceu em Mandaguari uma feira de exposições de antiguidades no Centro de Convenções Dr. Décio Bacelar.

O projeto foi criado pela professora de educação física, Queury Marques da Silva, e o que motivou a criar o projeto foi a visita à um museu da região. Os objetos que estavam em exposição foram trazidos pelos seus alunos da 3° idade, estes que por sua vez são presentes, heranças ou objetos antigos que herdaram.

A feira foi aberta para o público em geral e Queury pensa em expandir e realizar uma segunda edição.

19/10

Observatório Social do Brasil desenvolve o programa “Observador Social Mirim”

O Observatório Social do Brasil de Mandaguari, com apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu o Programa “Observador Social Mirim”.

O programa foi criado pelo Observatório Social de Brusque, Santa Catarina, que disponibiliza a metodologia, as orientações sobre os materiais didáticos e realiza a capacitação para todos os multiplicadores das atividades.

Em Mandaguari tiveram as aulas de Educação Fiscal e Cidadania todos os alunos dos 5° anos das Escolas Municipais, um total de oito turmas e 210 alunos. Para cada turma foram ministradas seis horas de aulas distribuídas em três dias.

O programa tem principal objetivo ser um complemento e ferramenta de apoio pedagógico da grade curricular, levando-se em consideração o valor da educação fiscal e cidadã para o desenvolvimento.