Retrospectiva 2021: Dezembro

6/12

Estrada Terra Roxa é reaberta por lindeiros

No dia 6 de dezembro a Estrada Terra Roxa foi reaberta depois de ter sido fechada pela empresa de pedágio Viapar. Alguns moradores daquela região se juntaram e contrataram máquinas para reabrir a estrada. Devido ao término do contrato com as concessionárias de pedágios a estrada pode voltar a ser usada normalmente. Havia uma decisão judicial para a obstrução do trecho. Com o fim do contrato, o documento perdeu o sentido.

10/12

Policiais salvam vida de morador que infartou dirigindo

No dia 10 de dezembro uma equipe policial salvou a vida de um homem em Mandaguari. A equipe formada pelos policiais militares Carnelossi e Célio faziam ronda na região da Avenida dos Pioneiros quando avistaram um automóvel Fiat Uno na contramão da via. Ainda segundo o relatório divulgado pela corporação, o carro estava em baixa velocidade mas parecia desgovernado. Dentro do veículo uma mulher no banco do carona gritava por socorro, o condutor, um homem de 63 anos estava tendo um infarto. Um dos policiais foi em direção ao veículo, mesmo em movimento, e pela janela conseguiu desligar e puxar o freio. Diante da gravidade da situação os policiais realizaram a desobstrução das vias aéreas do condutor que apresentou vômito e estava se engasgando com a própria dentadura. Após os primeiros socorros o condutor foi colocado dentro da viatura policial juntamente com sua esposa e encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) para os devidos cuidados.

11/12

Reunião dá “pontapé inicial” para o Clube do Pensador

Uma reunião realizada no dia 11 de dezembro no Módulo Cultural de Mandaguari, foi dado início a uma nova associação para reunir artistas de Mandaguari e Região, provisoriamente chamada de Clube do Pensador. O encontro foi comandado por Maria Inês Botelho e Afonso de Sousa Cavalcanti, e contou com a presença de pessoas de Mandaguari e Jandaia do Sul, que de alguma forma já produziram ou produzem algo relacionado à arte. Nesse primeiro encontro foi colocado os objetivos da associação e um breve levantamento do número de artistas hoje em atividade no município. Durante a sua fala o professor Afonso relatou que são “artistas que estão escondidos e que precisam ser regatados”. Uma nova reunião será marcada para janeiro, onde se pretende formar uma diretoria provisória para dar seguimento na elaboração de um estatuto e as primeiras ações do Clube. Por sugestão dos presentes, o professor Afonso foi indicado como presidente provisório até o novo encontro.