Projeto do deputado Evandro Araújo oficializa o título de “Capital Regional do Café” a Mandaguari

O município de Mandaguari se tornará oficialmente a “Capital Regional do Café”, por meio do projeto de lei 493/2020, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), aprovado em 3ª discussão na Assembleia Legislativa do Paraná.

Mandaguari, segundo dados do censo agropecuário 2017 do IBGE, figura como oitavo produtor de café-grão (verde) arábica. A cultura cafeeira tem importante participação na economia de Mandaguari, tanto pela empregabilidade de mão de obra rural que gera, quanto pela qualidade do café que produz.

Nos últimos anos, os cafeicultores mandaguarienses receberam posição de destaque no Concurso Café Qualidade Paraná, em diferentes categorias: natural, cereja micro lote e cereja descascado.

“A intenção principal é estimular os produtores de café do município, motivando-os a investir em modernização e na introdução de novas práticas de manejo e mecanização, mantendo produção crescente com níveis de produtividade elevados, qualidade e rentabilidade”, disse o deputado Evandro Araújo.

*Reportagem publicada na 365ª edição do Jornal Agora