Editorial: Onde você estava?

Não há dúvidas de que o pedágio é tema de discussão recorrente em Mandaguari. Às vésperas do início dos novos contratos de concessão, muitas perguntas continuam sem respostas. Listo algumas delas: haverá desconto para motoristas locais? Como vai ficar a Estrada Terra Roxa? Qual será o valor da tarifa inicial dos novos contratos?

As audiências públicas para debater o novo modelo de pedágio estão ocorrendo, e a nossa vez pode ter passado. Na última sexta-feira, dia 21 de maio, a Frente do Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma audiência em Maringá, mas, das lideranças locais, apenas um secretário mandaguariense compareceu.

Há quatro anos a cidade inteira se uniu para lutar pela abertura da Estrada Terra Roxa, o que resultou em uma conquista que está a seis meses de virar apenas história. Algo que poderia até ser evitado se lá atrás, antes da concessão começar, em 1998, se tivéssemos participado da discussão para fazer valer nossos direitos.

Estamos tendo a oportunidade de discutir, de opinar, de mudar, para evitar que a história se repita. Não que vá faltar disposição se for necessário a população toda abrir as cancelas do pedágio e lutar pela manutenção da Terra Roxa, mas podemos tentar colocar isso no contrato, para ter garantias legais do direito de ir e vir.

Talvez você se lembre onde estava lá no final da década de 1990 enquanto os contratos atuais eram redigidos, mas lá na frente com certeza vai lembrar de onde estava e o que fazia quando os novos contratos eram discutidos. Pode ser uma lembrança doce ou amarga. A hora de agir é agora.

*Roberto Junior é editor do Jornal Agora