Procon de Mandaguari notifica todos os postos de combustíveis da cidade

Na última quinta-feira (4), o Procon de Mandaguari, através do coordenador e agente fiscal, notificaram todos os postos de combustíveis do município, para que, no prazo de dez dias, apresentem notas fiscais de compra e venda de combustível dos últimos dois meses. 

De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o objetivo da notificação é para que os estabelecimentos se esclareçam a respeito de denúncias que apontam o aumento antecipado dos preços de combustíveis. Os reajustes, segundo o Procon, teriam ocorrido poucos dias após o anúncio feito em fevereiro pelo Governo Federal. 

“A notificação é para que os postos apresentem documentação, visando assim podermos analisar se eventualmente tenha ocorrido a prática conhecida como preço abusivo, em que de forma injustificada os postos de combustíveis aumentaram os preços nas bombas antes mesmo de terem recebido os combustíveis já com o novo reajuste anunciado pela Petrobras”.

Nos casos de comprovação da prática de preço abusivo pelo Procon, serão aplicadas sanções a estes estabelecimentos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

EMPRESÁRIOS NEGAM – Proprietários de postos ouvidos pela reportagem negaram que tenham aumentado o valor dos combustíveis de forma antecipada, e afirmam que as notas fornecidas ao Procon vão provar isso. 

AUMENTOS – Desde o começo de 2021, a Petrobras anunciou cinco aumentos nos preços dos combustíveis. O último reajuste foi de 5% nos preços de diesel e gasolina, anunciado na última segunda-feira (1).