O que eles dizem

A hora da decisão se aproxima. No dia 15 de novembro, mais de 27 mil mandaguarienses vão às urnas para escolher prefeito, vice e vereadores. Nas últimas semanas, o apresentador Wanderson Guiraldeli, em parceria com a Agora Comunicação, ouviu os três candidatos a prefeito de Mandaguari. Nas páginas a seguir, você confere os principais trechos das entrevistas e propostas de cada candidato.

Ivonéia Furtado (Cidadania)
Wanderson Guiraldeli: Quem é Ivonéia?
Ivonéia: Ivonéia é enfermeira, é mãe, é esposa, é mulher, é comerciante, eu mesmo cuido da minha casa, tenho a Silvana que uma vez por semana me ajuda, tenho meu histórico na enfermagem, trabalhei como babá, fui balconista, fui bancária. Antes de me formar fui convidada pela faculdade para fazer um trabalho na enfermagem, porque eu vi que trabalhar com pessoas é realmente meu oxigênio. Trabalhei, depois apareceu a oportunidade de trabalhar no Hospital Geral. Fizemos um brilhante trabalho, e fiquei lá por 23 anos. Nesse meio tempo teve o concurso público, passei e agora estou aqui. Fui vereadora, a primeiro e segundo mandato, fui vice-prefeita, e atendo as pessoas. E tenho três filhos, sou casada desde 1992, eu e o José Paulo Garcia Furtado.

Quais são os principais planos do seu governo?
Construção de um novo Pronto Atendimento. Não tem mais condições de não dar condições de trabalho para os profissionais da área da saúde. Atender os nossos cidadãos. Nós precisamos dar esse atendimento humanizado, não adianta dar só estrutura física e não dar educação permanente de saúde, dar condições de trabalho. Nós temos que dar estrutura física e junto condições de trabalho, medicamentos, horário de descanso. E precisa de um atendimento com mais eficácia, as pessoas muitas as vezes reclamam. Passa-se 31 mil pessoas naquele pronto atendimento, já teve ano de passar 35 mil. E nós vamos trabalhar isso com as estratégias de saúde da família. Nós vamos construir uma escola municipal nas mediações do Jardim Cristina, cresceu muito aquelas mediações, vamos construir lá isso é fato. Nós queremos interligar a chácara Ibrahim com o Jardim Cristina para facilitar o trânsito, isso é um pedido dos moradores. Reciclar 100%, vamos bater forte no meio ambiente e na Acaman, aquelas mulheres e homens que ali trabalham precisam de um atendimento, pois é muito importante cuidarmos do meio ambiente. Vamos interligar a ciclovia. Vamos melhorar o esporte, o esporte de Mandaguari está parado, nós vamos fazer campeonatos rurais, campeonatos interbairros, vamos revitalizar esses campos de futebol que nós temos nos bairros, vamos dar escolinha de futebol pras crianças, aula de dança, aula de música. Vamos fortalecer a escola, o ensino integral, seu filho vai pra escola 7h30, volta 17h. Nós precisamos tirar do papel a Guarda Municipal que vai cuidar do nosso patrimônio, que vai ter um olhar pro patrimônio individual. Cultura vai ser forte, nós vamos fazer o auto de natal, antes de abrir o comércio nós vamos retomar os teatros de Mandaguari, onde os atores serão moradores da nossa cidade.

Qual é o carro chefe do seu plano de governo que você acredita que Mandaguari precisa mais?
Saúde. Uma coisa complementa a outra,  é preciso fomentar dinheiro, recurso, para que se possa fazer uma melhor aplicabilidade,  pois nós sabemos que do fundo de participação municipal 15% apenas é pra saúde, por isso precisamos impulsionar a saúde, analisar toda a demanda reprimida que tem na saúde ainda mais com a pandemia, a população está na espera com vários procedimentos que precisam ser atendidos com urgência em consonância a isso vamos a ver a construção do novo pronto atendimento municipal e na educação. Dia 16 nós já vamos começar a pensar nisso, não dia 1 de janeiro. 
 

Marcos Jovino (PSD)
Wanderson Guiraldeli: Quem é Marcos Jovino?
Marcos Jovino: Sou o Marcos Roberto Jovino, pai do Marcos Roberto Jovino Filho e da Maria Eduarda Jovino, casado com a Fabiana Cristina Rosa Jovino, nascido e criado aqui no Jardim Progresso um, morei por 30 anos na esquina da Rua 11 especificamente, tenho sim uma condição muito boa de representar o nosso município, atuo nos meus negócios de construção civil aqui na cidade gerando muitos empregos, fomentando o desenvolvimento urbano, que é o meu setor. E hoje estou com 44 anos de idade. Melhorei muito como pessoa que pode representar a população de Mandaguari.

Quais são os principais planos do seu governo?
Como sempre digo nas nossas andanças pelos quatro cantos da cidade, tudo que eu faço eu faço com muita dedicação e planejamento, como não sou um político de ofício, pra eu vir aqui me oferecer a toda a população de Mandaguari para que pudéssemos de fato disputar as eleições, nós nos preparamos já a um bom tempo, aproximadamente três a quatros anos, pra, se der certo como estamos planejando, a partir do dia primeiro já estaremos trabalhando bastante. Portanto, Marquinhos e Marcia Serafini não terão dificuldade, não terão demora em conversar com a composição de Câmara para aprovar os interesses do município.  Os maiores pontos onde nós nos preparamos são realizar o maior parque industrial da história de Mandaguari, que durante 16 anos a cidade não teve juntamente a ausência de casas populares, investimento pesado na saúde pública e o seguimento industrial e urbanístico, e é esse o segmento que eu atuo e que eu terei facilidade em executar aquilo que vai dar dignidade ao pequeno, médio e microempreendedor da cidade de Mandaguari. As demandas são as mesmas, o pequeno não tem a primeira oportunidade de se instalar em uma estrutura física adequada, onde ele possa desenvolver sua pequena fábrica e caminhar para um crescimento, e os grandes empresários estão confiantes no 55, porque identificaram em nós a promessa de realmente desenvolvermos Mandaguari, com o parque industrial aqui no contorno de Maringá compreendendo a extensão da Aurora até no fundo da associação atlética da Cocari, as nossas 500 casas populares na região da Vila Vitória, compreendendo a extensão da estrada Cambóta, e as outras 500 casas no extremo da cidade na extensão da estrada carijó, na região dos Cinco Conjuntos. Então o carro chefe do meu projeto é caminhar conciliando todos os projetos ao mesmo tempo, todos sabemos que a população tem sido humilhada na porta da secretária de saúde, no pronto atendimento, onde as condições não foram as ideais, a população tem sentido falta de uma consulta de especialidades, a falta de uma ressonância, exames de tomografia, mamografia, ultrassom e raios-X, a nossa primeira ação irá ser dar uma saúde de excelência a população de Mandaguari. Nós temos agora o evento que está assolando todo o mundo, onde nós já não tínhamos certo atendimento que facilitasse as cirurgias eletivas antes da pandemia, agora durante a pandemia infelizmente os hospitais foram preparados em detrimento de atender as cirurgias que estavam represadas, então infelizmente será um caos a partir de janeiro de 2021, quando de fato essa pandemia for embora, a população necessita das suas cirurgias, das suas ressonâncias, e nós estamos preparados para resolver o problema da saúde, afirmo e faço compromisso, de janeiro a março nós daremos uma saúde digna de excelência para toda a população de Mandaguari.
 

Hudson Guimarães (PSC)
Wanderson Guiraldeli: Quem é o Hudson?
Hudson: Bom até aproveito pra falar uma coisa, muita gente diz que não me conhece apesar de ser conhecido, como você, falou por uma parte da cidade. Eu sou o professor Hudson Guimarães, professor de química, exerço magistério há onze anos e na verdade essa questão das pessoas me conhecerem eu tenho 32 anos né, eu sou um rapaz novo! Eu existo no planeta Terra há menos tempo, não tem como todo mundo me conhecer, como conhece uma pessoa de 60 ou 70. Eu faço parte de outra geração. Mas sou professor, sou formado em Farmácia, então sou farmacêutico e desde que me formei dou aulas de química nas escolas do munícipio, em cursinho pré-vestibular e também fora de Mandaguari, trabalhei no Colégio Marista, no colégio Anglo do amigo Edson Escabora que agora é candidato a vice-prefeito de Maringá, então foi uma trajetória muito bonita, sou muito feliz em ser professor principalmente pelos meus alunos, que inclusive estão trabalhando agora conosco na campanha.

Quais são os principais planos de governo?
Uma das prioridades de Mandaguari é a saúde, nós precisamos de uma organização melhor do serviço de saúde, e precisamos de uma melhoria no atendimento de ponta a ponta, em todos os setores, à população. Em todas as secretarias, nós vamos investir na capacitação dos servidores públicos, para que eles estejam preparados pro atendimento à população. Não é uma crítica aos servidores, mas muitas pessoas sentem como se tivessem pedindo um favor quando vão ao pronto atendimento, e na verdade isso passa pelo acolhimento que o servidor público que trabalha nesse setor tem que ter. Mas é claro que nossa proposta não é só investir em atendimento, vejamos, nós temos como plano uma nova estrutura pro pronto atendimento, um novo prédio, que vai ser construído atrás da do antigo galpão da Chica, que já é um terreno público, são 13 mil metros que estão disponíveis. Claro que não vamos ocupar todo esse espaço, mas boa parte dele pra fazer um estacionamento confortável, com acessibilidade e um pronto atendimento reformulado, pois as necessidades da população de Mandaguari em vista das de 20 anos, atrás que é quando o PAM foi inaugurado, são totalmente diferentes. Eu preciso dizer que tenho um carinho pela educação, portanto, o fortalecimento da educação, sobretudo, o aumento de vagas nas escolas integrais, nós temos como umas das nossas propostas inclusive a construção de uma nova escola de período integral, que é o único dos bairros maiores que não tem escola própria, então eles tem C.M.E. I, tem creche, mas não tem escola de ensino fundamental. 

Existe uma forma de tentar amenizar os problemas da saúde?
Acho que a secretaria de saúde de Mandaguari, com exceção do PAM, com relação às estruturas físicas, ela está bem amparada. O que é necessário reforçar é o atendimento com profissionais competentes, os médicos, enfermeiros. Nós precisamos criar em meio municipal uma estratégia baseada na Saúde da Família, para que possamos acompanhar as famílias em suas residências. Então a saúde precisa de organização. A saúde tem dinheiro, porém ele é dividido em fatias, e nem todo o dinheiro pode ser usado para tudo. No caso específico dos profissionais da saúde, nós nunca conseguiremos ter uma quantidade de vagas imensas, pois nossa demanda não é como as de Maringá, porém nós temos espaços criando estruturas ainda maiores que demandam esses profissionais, no setor público, e no privado, nós precisamos de mais profissionais da saúde.