Novo decreto permite retomada de esportes coletivos em Mandaguari

Mandaguari publicou um novo decreto de enfrentamento à Covid-19, na manhã desta quarta-feira (14), que flexibiliza algumas atividades e mantém as principais restrições publicadas em documentos anteriores – acesse a íntegra do documento. O decreto entra em vigor nesta quarta e vale até as 23h59 do dia 4 de agosto.

O documento libera a prática de esportes coletivos (futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, futevôlei, vôlei de areia, tênis, beachtennis,etc.) de segunda a segunda, das 6h às 22h30.

Pelas novas regras, está autorizado o retorno das aulas do Infantil 4 e 5 nas instituições de ensino municipais, seguindo as medidas sanitárias para contenção de propagação do vírus, como uso de máscara, álcool gel, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e 30% de ocupação.

O documento autoriza diariamente, das 6h às 22h30, o uso das piscinas de clubes, condomínios e associações para o lazer e a utilização de churrasqueiras e salões de festas dos condomínios, clubes sociais e associações, limitada à quantidade de 50 pessoas em locais com capacidade para receber até 100. A multa prevista para quem descumprir as medidas é de R$ 675.

Também está permitida, conforme o decreto, a realização de aulas de catequeses, crismas, escolas dominicais, missas infantis ou cultos infantis, com ocupação limitada à 50% da capacidade do local. Todos os espaços destinados à recreação de crianças, como “espaço kids” e brinquedotecas, devem permanecer fechados.

RESTRIÇÕES MANTIDAS – O documento mantém algumas das principais restrições que já haviam sido anunciadas no decreto anterior, no dia 2 deste mês, como o toque de recolher e proibição de comercialização e consumo de bebidas alcoólicas entre 23h e 5h.

O decreto também mantém a autorização para restaurantes, bares e lanchonetes funcionarem todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados, das 9h às 23h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desses horários só está autorizada a modalidade de entrega.

DECRETO COMPLETO – Confira o documento na íntegra, clicando aqui.

VACINAÇÃO – Mandaguari já vacinou contra a Covid-19 15.375 pessoas com a primeira dose da vacina anticovid ou com o imunizante de dose única da Janssen. O índice, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na segunda (12), corresponde a 56% da população com 18 anos ou mais.