Moradores reclamam de demora de atendimento no PAM

Nesta tarde de terça-feira (11), alguns moradores que preferiram não se identificar procuraram a reportagem do Portal Agora para reclamar da demora de atendimento no PAM (Pronto Atendimento Municipal). 

Uma leitora relatou que há pacientes com sintomas similares aos da Covid-19 na fila desde às 10h30, e que apenas um médico está realizando os atendimentos. A fila, segundo os moradores, é de mais de 20 pacientes.

REFERÊNCIA – Atualmente, o Pronto Atendimento é o local de referência para atendimento aos pacientes com sintomas de Síndrome Gripal que apresentem quadro respiratório agudo. Ao lado de fora da unidade foi instalada uma tenda para triagem e o primeiro atendimento com o médico.

O OUTRO LADO – Procurada, a Secretaria de Saúde disse que, de fato, o PAM de Mandaguari se encontra lotado nesta terça. No entanto, a pasta afirma que há dois médicos para atendimento no local, sendo um exclusivamente para os pacientes com sintomas similares aos da Covid e outro para casos de urgência e emergência. 

A Saúde esclarece ainda que o PAM prioriza atendimentos de urgência e maior gravidade, e casos de pacientes que, segundo a pasta, poderiam ser tratados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), levam mais tempo para a consulta.