Moradores esperam até cinco horas por atendimento médico no PAM de Mandaguari

Na noite da última quinta-feira (20) a reportagem do Portal Agora recebeu diversas reclamações de moradores que esperaram até cinco horas por atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Mandaguari. Um dos leitores chegou a enviar vídeo mostrando a situação – veja a filmagem ao final do texto.

Alguns moradores relataram que chegaram ao PAM por volta de 15h30, passaram pela triagem rapidamente e ficaram aguardando atendimento médico, que só teria começado por volta de 20h30. Também há relatos de pacientes que esperaram quatro horas na fila e, por conta da demora, deixaram o local.

Município

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do município para tentar obter detalhes sobre o que motivou a demora dos atendimentos médicos no PAM. Algumas horas a publicação original desta postagem, a assessoria divulgou uma nota oficial. Veja a seguir.

NOTA ESCLARECIMENTO

A respeito da reclamação registrada na imprensa local sobre a demora no atendimento do PAM (Pronto Atendimento Municipal de Mandaguari), na noite desta quinta-feira, 20 de maio de 2021, a Secretaria de Saúde e a direção da unidade vêm a público esclarecer o seguinte:

A unidade conta todos os diariamente com dois médicos para atendimento, mas um problema pontual foi registrado na data acima citada. Um dos médicos comunicou à direção do PAM que não estava passando bem e que não poderia atender. Diante disso, a direção da unidade entrou em contato com a secretária de saúde que, solicitou que uma médica de uma das unidades básicas de saúde para auxiliar no atendimento no PAM.

Vale ressaltar que, em nenhum momento e apesar da pandemia de Covid-19 que mobiliza a saúde pública em todo País, a Secretaria de Saúde e a direção do pronto atendimento se omitiram, ou seja, pelo contrário, buscaram a solução mais rápida dentro do possível para sanar um problema que, repetimos, foi pontual.

A Secretaria de Saúde tem buscado com diálogo encontrar soluções para melhorar a cada dia o atendimento em todas as unidades. A reestruturação organizacional e a gestão da pasta estão em pleno andamento, sempre com o objetivo de melhorara cada dia o atendimento à nossa população.

Ressaltamos ainda que os cidadãos mandaguarienses contam na Secretaria de Saúde com a Ouvidoria Geral de Saúde – SUS/PR, que é um Instrumento de Gestão e Cidadania. É um mecanismo institucional de participação social onde o usuário do SUS participa da gestão através da ouvidoria. A ouvidoria é um instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. Na Ouvidoria recebemos denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios.

Vídeo

Como citado no início do texto, um dos leitores encaminhou um vídeo mostrando a situação de outros moradores que estavam na fila de espera por atendimento. Veja a filmagem a seguir.