Mandaguari começa hoje a vacinação de pessoas entre 55 a 59 anos com comorbidades

Mandaguari começa nesta terça-feira (11) a vacinação contra a Covid-19 para o grupo de pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. De acordo com diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde, que consideram condições associadas de risco, foram incluídas nesta etapa da vacinação nacional gestantes, puérperas, pessoas renais crônicas em diálise e pessoas portadoras da Síndrome de Down.

O fluxo para a vacinação de covid-19 seguirá o modelo atual, com as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Esplanada e Centro como referência. Os pacientes deverão procurar a Unidade de Saúde a qual pertencem para agendamento de uma consulta médica, onde serão avaliados para o fornecimento uma Declaração Padrão de Vacinação para Covid-19, caso se enquadre nas comorbidades descritas.

Obrigatório

Será obrigatória a apresentação da Declaração Padrão – Vacinação Covid-19 para todos os usuários, pacientes do SUS ou particulares, no ato da vacinação; a declaração deverá estar preenchida, assinada e carimbada pelo profissional de referência médico ou nutricionista; assumindo este a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas.

As Unidades de Saúde deverão, de acordo com a demanda, atender essa população com comorbidades para avaliação médica e fornecimento das declarações; estabelecendo um dia específico para essa avaliação. A população com obesidade mórbida será avaliada pela nutricionista conforme a agenda disponível na unidade. As gestantes ou puérperas que realizam acompanhamento de pré-natal pelo SUS serão referenciadas à vacinação na UBS do Centro, as gestantes ou puérperas da rede particular deverão apresentar a carta médica com indicação da vacina atestando a comorbidade na qual a paciente se enquadra. Os pacientes com doença renal crônica em diálise serão vacinados nas clínicas onde realizam o tratamento.

Comprovação

Os pacientes com deficiência permanente poderão comprovar suas condições ao médico mediante a apresentação de cadastro no PBPC (Programa Benefício de Prestação Continuada), constar na lista fornecida pela Secretaria de assistência social ou outro documento comprobatório.

Para os usuários da rede particular o médico deverá fornecer uma carta indicando a vacina, atestando a comorbidade, conforme disponibilizado pelo Plano Nacional de Operacionalização. Esta carta médica deverá estar legível e constar o nome completo do paciente a ser vacinado, estar carimbada e assinada pelo médico responsável, assumindo este também a responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas.

Ressaltando a informação que a vacinação do município seguirá as fases propostas pelo Plano Nacional, sendo neste primeiro momento, Fase I, a priorização dos seguintes grupos, com atenção para a faixa etária:

•       Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
•       Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;
•       Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
•       Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
•       Pessoas com Deficiência Permanente de 55 a 59 anos

Os pacientes só serão vacinados nas unidades de referência, se no dia da vacinação, apresentar a Declaração Padrão – Vacinação Covid-19 e constar o nome na relação dos pacientes a serem vacinados.

Sequência

A campanha seguirá com a vacinação dos grupos prioritários já realizados até o momento (acima de 60 anos e profissionais da saúde). Para maiores informações procurar a sua unidade de saúde de referência ou o médico que realiza o seu acompanhamento.