Jovemcoop Cocari reúne mais de 780 participantes em Mandaguari

No sábado, dia 27 de julho, ocorreu a 16ª edição do Jovemcoop Cocari, realizado na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari-PR. O encontro reuniu filhos e filhas de cooperados para um dia de informação, diversão e aprendizado. Com o intuito de fortalecer, unir e preparar a juventude cooperativista, o evento recebeu 780 participantes.

 

Abertura – Prestigiaram o encontro, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold; o vice-presidente, Dr. Marcos Trintinalha; o diretor executivo, João Carlos Obici; os superintendentes Jacy Cesar Fermino da Rocha (Logística Integrada), Éric Heil de Araújo (Comercial), João Paulo Burihan Faria (Financeiro); gerentes e colaboradores. Na abertura do evento, o presidente da cooperativa convidou integrantes do Núcleo Jovem a se prepararem para dar um salto no agronegócio, fazendo uso de tecnologia e inovando cada vez mais. “Essa é uma oportunidade fantástica, a cooperativa investe nos jovens, é importante que vocês se dediquem e aproveitem”, orientou.

 

União – Embora Vilmar Sebold tenha frisado a importância da juventude cooperativista na Era da Inovação, ele também fez questão de lembrar que nenhuma tecnologia substituirá o relacionamento humano e o respeito. O presidente ressaltou ainda a importância da união para o cooperativismo chegar a um novo patamar. “O que fazemos sozinhos será algo pequeno, mas, juntos, podemos alcançar grandes objetivos”, afirmou.

 

Tecnologia – A palestra dessa edição do evento teve foco na tecnologia, com o tema: Inovação e Criatividade na Era Digital. A palestrante foi Martha Gabriel, que está entre os principais pensadores digitais do Brasil, finalista do Prêmio Jabuti, entre os top 50 marketing bloggers mais influentes do mundo. Autora dos livros Marketing na Era Digital e Você, Eu e os Robôs, a palestrante trouxe importantes dados que propiciaram reflexões para levar a juventude a inovar.

 

Era da informação – No que diz respeito ao domínio das novas tecnologias, Martha Gabriel foi enfática: “Se você domina as tecnologias, você domina o meio, se você não domina, você continua escravo dele”, disse. Entre os dados trazidos pela professora, está a informação de que até 2020, o conhecimento humano deve dobrar duas vezes ao dia. Para dar conta desta velocidade, a palestrante dá ênfase na importância da colaboração. “Vocês são jovens inseridos no cooperativismo, a colaboração é inerente a essa maneira de fazer negócio”, afirmou.

 

União para inovar – Ao longo de todo o dia, a juventude cooperativista da Cocari foi levada a pensar de maneira colaborativa e inovadora, por meio das atividades desenvolvidas. O Espaço Sou Arte encantou os participantes com seus espetáculos, e uma das apresentações do grupo trouxe a história e as conquistas de Marie Curie, que devido à sua coragem em inovar, ganhou dois prêmios Nobel. Os jovens puderam interagir com robôs desenvolvidos pela estudante Rebeca Bertolim Lopes, da UTFPR, participar de gincanas e foram chamados a dar continuidade ao cooperativismo, inovando cada vez mais.