Hospital Cristo Rei amplia atendimento e reforça estrutura em Mandaguari

O diretor do Hospital Cristo Rei, Bruno Calixto Olivato, participou de uma entrevista nesta semana na Rádio Agora FM (87,7) onde detalhou a atual situação da instituição, os desafios enfrentados e os avanços conquistados no atendimento à população de Mandaguari.

Logo no início, Bruno destacou a importância de manter um diálogo aberto com a comunidade, reforçando que muitas situações de desconforto ou insatisfação ocorrem por falta de informação. Segundo ele, o hospital tem adotado uma postura de mais transparência e proximidade com a população.

Questionado sobre o atendimento pediátrico, Bruno explicou que, embora não possa dizer que está 100% normalizado, o serviço tem sido mantido com muito esforço, principalmente em meio ao aumento dos casos de H1N1 e outras síndromes gripais, comuns nesta época de frio. Ele reforçou que o hospital tem atuado de forma eficaz, mesmo diante da alta demanda.

Bruno apresentou dados que mostram a dimensão dos serviços prestados. Somente em 2024, foram realizados mais de 24 mil atendimentos clínicos, mais de 10 mil procedimentos diagnósticos e totalizando mais de 35 mil atendimentos via SUS. Esses dados estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde.

De acordo com ele, se forem incluídos atendimentos não registrados oficialmente — como os de urgência rápida sem internação, esse número sobe para cerca de 55 mil.

Bruno destacou também que, somente no mês de abril, foram atendidas 800 crianças no hospital, além de mais de 150 gestantes na porta de entrada.

Atualmente o hospital conta com 60 funcionários fixos, incluindo limpeza, cozinha e apoio, mais de 22 médicos, além de especialistas.Nos últimos anos, a estrutura recebeu um investimento superior a R$ 4 milhões, garantindo equipamentos modernos e capacidade para atendimentos de média e baixa complexidade, além de suporte para estabilização de pacientes de alta complexidade até a chegada de transporte especializado, como o SAMU.

A estrutura inclui 2 salas cirúrgicas, que permitem realizar cirurgias simultâneas, sala de parto no centro cirúrgico, preparada para casos com complicações, quarto de parto humanizado, que garante conforto para partos naturais, e atendimento em ortopedia, pediatria e acompanhamento de gestantes, através de contrato com a Prefeitura.

O diretor ressaltou a importância da parceria com a gestão municipal. Embora o contrato vigente tenha sido elaborado há mais de cinco anos e precise de atualizações, ele reconhece a sensibilidade da prefeita Ivonéia Furtado e do secretário de Saúde, Zenão, em buscar melhorias.

Ele citou como exemplo o contrato que prevê apenas 3 horas semanais de atendimento pediátrico, mas que, na prática, o hospital oferece mais de 3 horas diárias de pediatria presencial, além de profissionais de sobreaviso, como a Dra. Edilaine, que reside em Mandaguari, e outro pediatra de Apucarana.

Bruno tranquilizou os pais e responsáveis, afirmando que, em caso de emergências graves, o hospital está preparado para estabilizar crianças, inclusive realizando intubações, até que uma ambulância avançada do SAMU faça a transferência para uma unidade de maior complexidade. “Temos todo um quarto de estabilização equipado. Nenhuma mãezinha ficará desassistida se acontecer uma emergência. Estamos prontos para isso”, garantiu.

Ao final, Bruno destacou que o hospital possui raio-x moderno, centro cirúrgico equipado e que todo o investimento realizado tem como objetivo oferecer um atendimento igualitário, sem distinção entre pacientes do SUS, convênio ou particular. “Nosso compromisso é com um atendimento humano, justo e igualitário para todos. E reforço que estou sempre à disposição da comunidade, dos vereadores e da imprensa para prestar contas e esclarecer dúvidas”, concluiu.