Guarda Municipal avança nas comissões permanentes e deve ganhar aprovação oficial na próxima segunda
O projeto de criação da Guarda Municipal de Mandaguari avança mais uma etapa na Câmara de Vereadores. A proposta, que já foi aprovada nas três comissões permanentes da Casa, agora segue para votação em plenário na próxima sessão ordinária, prevista para segunda-feira (24). Caso seja aprovada, a Prefeitura ficará autorizada a realizar a licitação para contratação da empresa responsável pelo concurso público.
De acordo com as informações apresentadas, a necessidade da Guarda Municipal se torna evidente diante da realidade do município. “Hoje, Mandaguari conta com 550 quilômetros de estrada de chão, somos aproximadamente 62 bairros, mas também temos que nos policiar”, destacou o atual presidente da Câmara, Edilson Montanheri.
A atuação da Guarda Municipal, no entanto, não exime a população de suas responsabilidades no trânsito e na segurança da cidade. “Será que a Guarda vem pra fazer nós respeitarmos a faixa de pedestre? Será que toda essa responsabilidade é da Guarda? Não, é nossa também”, ressaltou.
Com a criação da Guarda Municipal, espera-se que Mandaguari passe por um período de adaptação, onde tanto a população quanto os agentes de segurança se ajustem às novas regras.
A expectativa é de que o curso de formação comece com 20 candidatos, sendo que 12 deles serão imediatamente implantados e contratados. “Os outros oito já ficam na reserva, como vai aumentando o efetivo e vendo a necessidade do município já vai chamando.”, salientou Montanheri.
Agora, com a aprovação do projeto nas comissões, o próximo passo será sua votação no plenário da Câmara. “Segunda-feira ele deve ser aprovado na sessão e a partir daí a Prefeitura fica autorizada a fazer a licitação para contratar a empresa que vai fazer o concurso. Depois do concurso, aí tem o treinamento e é quando ela começa a operar. Então, segunda-feira, com aprovação na Câmara, é mais uma etapa na evolução da Guarda Municipal.”, finalizou.