Farmácia de Mandaguari é multada em R$ 64 mil por aumento abusivo de preço em álcool gel

Uma farmácia em Mandaguari foi multada em R$ 64.436,00 por aumentar, de forma abusiva, preços de álcool em gel em 69% e de máscaras de proteção em 30%. A informação foi confirmada ao Portal Agora pelo coordenador do Procon local, o advogado Thiago Silva.

Desde que foi decretada Situação de Emergência em Mandaguari por conta da pandemia do novo coronavírus, o órgão de defesa do consumidor tem acompanhado de perto preços de itens como álcool em gel.

Em um primeiro momento, o Procon havia solicitado notas de entrada e saída de álcool em gel 70% e de máscaras de proteção. “Com a apresentação das notas, notamos que uma farmácia praticou abuso, aumentando injustificadamente o preço do álcool em gel e das máscaras”, conta Thiago Silva.

Segundo Silva, o estabelecimento não justificou o aumento, o que motivou a aplicação da multa. “O valor foi alto em razão da prática abusiva ser contra a coletividade, pela repetição, pois foi vendido, ou poderia ter sido, para várias pessoas. Também em razão do cenário atual, por conta da crise do coronavírus, pois são produtos essenciais para a saúde coletiva”.

O estabelecimento ainda pode recorrer da multa, mas, se voltar a praticar aumento abusivo de preços, pode ter a licença para atuar suspensa.

Ainda de acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, o Procon vai continuar fiscalizando para evitar novos abusos. “Orientamos que quando o consumidor encontrar preços abusivos, que tire foto dos preços e da nota de compra, nos envie por e-mail ou entre em contato por telefone”, conclui Silva.

Serviço – Procon Mandaguari

E-mail: [email protected]

Telefone: (44) 3233 3539