Estrada Terra Roxa é fechada entre Mandaguari e Marialva por determinação judicial
Trecho utilizado diariamente por moradores como acesso à BR-376 será desativado após decisão sobre contrato firmado com a antiga concessionária Viapar; prefeituras buscam alternativas para reduzir os impactos
Um trecho da Estrada Terra Roxa, utilizado por moradores da região como acesso à BR-376, está sendo fechado nesta quarta-feira (19), por determinação judicial. A via fica entre os municípios de Mandaguari e Marialva e é utilizada diariamente por moradores, trabalhadores e produtores rurais.
A situação tem origem em um contrato firmado em 2009 entre o proprietário da área e a antiga concessionária Viapar. O acordo previa que, ao término da concessão, a estrada fosse retirada e o terreno devolvido em condições adequadas para o cultivo.
Como as condições previstas no contrato não foram cumpridas, o proprietário acionou a Justiça e obteve decisão favorável. Com isso, foi determinada a desativação do trecho, incluindo a retirada do pavimento e a recuperação do solo da área.
As prefeitas Flávia Cheroni, de Marialva, e Ivoneia Furtado, de Mandaguari, buscaram alternativas para evitar o fechamento da estrada. No entanto, não houve acordo entre as partes e a decisão judicial foi mantida.
Prefeitura tentou suspender as obras
Na tarde de terça-feira (18), o secretário de Governo de Mandaguari, Yohann Furtado, publicou um vídeo nas redes sociais explicando a situação da estrada naquele momento.
Segundo ele, um oficial de Justiça esteve no local para verificar as condições da via e conhecer a realidade das famílias que dependem daquele acesso.
“O oficial de Justiça estava aqui agora. Ele veio constatar como estava o local e, chegando aqui, os moradores passaram para ele a demanda da estrada rural, explicaram por que precisam desse acesso, quantas famílias utilizam a via, além da questão dos ônibus escolares e de outras necessidades”, afirmou.
Yohann também informou que a Prefeitura de Mandaguari protocolou uma petição dentro do processo pedindo a suspensão das obras. A intenção era manter a estrada aberta enquanto o município buscava discutir judicialmente alternativas, como uma possível desapropriação da área ou outra solução que permitisse preservar o acesso.
“Por hoje, estão cessadas as obras até uma segunda ordem. Estamos aguardando agora que o oficial de Justiça leve ao juiz o conhecimento sobre como está o local e como funcionam esses acessos, para que haja um desfecho sobre essa situação”, explicou o secretário no vídeo publicado na terça-feira.
O caso segue sendo acompanhado pelas administrações de Mandaguari e Marialva. O fechamento da estrada não é uma decisão das prefeituras, que afirmam buscar alternativas para minimizar os impactos sobre as famílias e demais usuários que dependem do trecho.
