Enfrentando alta de casos de Covid, Vigilância recomenda uso de máscaras em escolas de Mandaguari

Na terça-feira (31/5), a equipe da Vigilância em Saúde de Mandaguari emitiu documento enviado à Secretaria de Educação recomendando a volta do uso de máscaras de proteção em escolas públicas e particulares. A orientação leva em conta a alta nas confirmações de casos de Covid-19 e o vírus Influenza.

O município deu fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados no dia 1° de abril. Naquele dia, Mandaguari tinha um total de 9.009 casos contabilizados de Covid desde o início da pandemia, número que saltou para 9.765 casos totais até o boletim de ontem, 1º de junho. 

Foram 624 casos confirmados somente em maio, um número que pode ser ainda maior, já que muitos pacientes que testam positivo para a doença ao realizar o autoteste não notificam o município. Hoje, os testes de Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade são feitos no Laboratório Municipal, em horário reduzido, e não são raras as reclamações de filas enormes, que desestimulam os pacientes a buscarem atendimento na rede pública para confirmação.

Diante deste cenário, a Comissão de Enfrentamento à Covid começou ontem uma votação sobre a obrigatoriedade da máscara em Mandaguari, informação confirmada ao Portal Agora pela assessoria de imprensa do município. Há expectativa de que a votação seja finalizada no decorrer desta quinta (2), e a reportagem traz mais informações em breve.