Dever do Conselho Tutelar é buscar o equilíbrio na educação de crianças e adolescentes, afirma candidata

Candidata à reeleição ao Conselho Tutelar, Katya Adriana Pereira foi a entrevistada desta terça-feira (3) em série especial promovida pela Agora FM (91,3).

Katya abriu sua participação falando sobre as cobranças que os conselheiros recebem. “É uma vida muito violenta a de conselheira, porque a sociedade a sociedade espera de alguém”.

“A gente passou por vários momentos na nossa história. Pelo momento onde os pais agiam com muita violência com os filhos, e depois veio para o outro lado, que é o lado muito permissivo, e nenhuma das situações deu certo”, complementa.

“Eu acredito que agora nossa história está caminhando a passos largos para encontrar esse equilíbrio. Não é que o Conselho Tutelar não permita você educar seu filho, de forma alguma. O Conselho diz que você precisa educar seus filhos, mas da forma correta, nem com a negligência e nem com a violência”, acrescenta a candidata.

Para Katya, enquanto a sociedade busca o equilíbrio, o Conselho serve como espécie de bode expiatório. “Fica no meio de tudo isso, porque em algumas situações a gente precisa achar um culpado, ‘então vamos culpar o Conselho Tutelar’”, afirma.

“Eu acho muito bonito o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele diz que o professor perde autoridade na sala de aula? De forma alguma. Ele diz que o pai e a mãe não têm autoridade dentro de casa? De forma alguma”, dispara a candidata.

“Se o adolescente cometer um ato infracional, ele vai ter que responder por isso. Mas o ECA, que é sob o que o Conselho trabalha, diz que a criança e o adolescente têm direitos, e são direitos que todos nós adultos temos, que são educação, saúde, liberdade, respeito e dignidade. Não é o direito de ir à lua, é direito igual qualquer cidadão tem, é isso que o Conselho Tutelar Defende. Nós trabalhamos com a lei, para trazer o equilíbrio”, conclui.

Sobre a série

As entrevistas da Agora FM com os candidatos ao Conselho Tutelar serão realizadas de segunda a sexta-feira às 8h30, no programa Show da Manhã. Cada candidato tem até cinco minutos para contar sobre sua vida e se apresentar à comunidade.

Acompanhe as participações sintonizando 91,3MHz, ou pelo Portal Agora, acessando: https://socialradio.com.br/radio/agorafm.