Decisões que mudam destinos

Na psicologia, temos um jargão que diz “se você mudar um centímetro na rota de um navio, irá levá-lo a outro continente”.

Todos os dias somos confrontados com situações que exigem de nós uma posição, uma escolha. Após esta ocorrer, somos levados a lidar com as consequências.

Muitas das escolhas que fazemos mudam nossos destinos. Escolher fazer um curso ou não, se casar ou não, ter um filho ou abrir um negócio, são exemplos de situações que podem mudar a direção de uma vida.

Há dois anos, um grupo de pessoas de uma pequena cidade do Paraná decidiu, em um momento de indignação, ocupar a praça de pedágio. E assim nasceu o MTZ. Uma batalha começava, e o destino de uma cidade seria alterado.

Quando se pretende travar uma batalha, uma guerra, perguntas devem ser feitas. É uma luta justa? Contamos com apoio e bom soldados? Temos chances de vencer?

Quando começamos o movimento para obter uma tarifa justa contra o pedágio, poucos acreditavam que iríamos obter algum resultado. “É uma companhia muito forte, com muitos recursos e influência”, diziam alguns. “Isso não vai dar em nada”, diziam outros.

No entanto, a fé de alguns foi se espalhando. E mais e mais pessoas começaram a acreditar. A cada jogada da concessionária, uma reação imediata do movimento. E o apoio popular foi crescendo.

De repente, quase mais ninguém tinha dúvidas, e, com uma população inteira unida, o gigante caiu de joelhos.  Muitas escolhas foram feitas naquela batalha. Algumas foram erradas, e outras, graças a Deus, nos levaram à vitória.

Naquele momento, a união e a decisão de todos transformaram definitivamente a relação da cidade de Mandaguari e a concessionária de pedágio. Guardamos com carinho as lembranças deste momento de todos os heróis anônimos que, unidos, mudaram a história.

*Alessandro Marcio Capoia é psicólogo e integrante do Tarifa Zero. Está entre os 11 considerados líderes do movimento