Covid-19: Mandaguari tem sete casos descartados

Quatro pessoas se apresentaram à Saúde de Mandaguari, nesta segunda-feira (13), relatando sintomas respiratórios característicos aos provocados pela COVID-19. Com isso, de ontem para hoje, subiram de 35 para 39 os casos de isolamento domiciliar.

Leia também: Entenda critérios usados na elaboração do boletim de casos suspeitos em Mandaguari

O boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde também mostra: um caso de internamento hospitalar (mulher de 57 anos), 15 altas médicas prescritas a pacientes que cumpriram o tratamento dos sintomas e sete casos descartados por contraprovas laboratoriais. Ao todo, Mandaguari tem 62 notificações.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que está seguindo todos os protocolos geridos pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA). E lembra que, no final do mês de março, a SESA alterou o fluxograma de atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus. Considerando a transmissão comunitária do vírus e a capacidade limitada do Estado para executar os testes laboratoriais, o órgão determinou que os municípios, desde então, colham material respiratório para realização do exame apenas dos pacientes que apresentam os sintomas agravados da doença. De acordo com a determinação estadual, os pacientes com sintomas leves ou moderados são diagnosticados clinicamente, pela equipe médica, sem necessidade de execução do teste em laboratório.

Tanto a SESA quanto o Ministério da Saúde têm oferecido protocolos e informações técnico-científicas ao município de Mandaguari, orientando os profissionais sobre o acolhimento, o diagnóstico e o tratamento dos sintomas característicos da COVID-19.