Covid-19 causa mais óbitos de homens que de mulheres em Mandaguari, aponta levantamento

Um levantamento feito em parceria entre 15ª Regional de Saúde de Maringá e os departamentos de Estatística e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aponta que, em Mandaguari, a taxa de mortalidade por Covid-19 é maior em homens do que em mulheres.

De acordo com o levantamento, pacientes do sexo feminino representam 53,2% dos contaminados por Covid em Mandaguari, enquanto 46,8% dos infectados são homens. 

Apesar disso, das 64 mortes causadas pela doença na cidade, 61,28% são de homens, e 38,72% são de mulheres. Em relação à faixa etária, a maioria das mortes de homens foi entre os 61 e 90 anos, com 32 registros. Já entre as mulheres, na mesma faixa etária foram 16 mortes.

Casos

Os números mostram ainda que Mandaguari teve registro de casos confirmados em todas as faixas etárias em ambos os sexos. Entretanto, a maioria se concentra entre 21 e 70 anos, representando 81,5% dos casos confirmados até agora no município de Mandaguari.

Morbidades

Ainda de acordo com dados estatísticos, entre as morbidades mais registradas a hipertensão está em primeiro lugar, seguida de diabetes, doença cardiovascular, tabagismo, obesidade, doenças pulmonar e neurológica, entre outras com menor incidência.