Como manter o autocontrole em momentos de crise?

O Coronavírus é o assunto em pauta. O tema está presente nas redes sociais, mídias digitais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu, transmite o conteúdo de acordo com seu entendimento, crenças e particularidade. 
E neste contexto, a indústria da informação é essencial para conhecermos e compreendermos a respeito de um assunto que é matéria de interesse em nível mundial. Porém, vale ressaltar que há fontes que se aproveitam da ocasião para incentivar o pânico e gerar audiência. 
Desta forma, com tantas informações e opiniões divergentes, associado à estimulação das mídias sobre o assunto, nós, sociedade, precisamos resgatar a sobriedade sobre nossa criticidade. Por isto, como psicóloga, meu conselho é: foque na Solução que você pode fazer, como por exemplo, lavar as mãos e usar álcool em gel. Negocie com sua mente para não operar no limbo do Problema e permitir que sua mente viva estados paranoides desnecessários. 
Em qualquer situação desagradável da vida, como por exemplo, a crise em que estamos vivenciando, o ingrediente principal para vencer o desafio é o autocontrole. Nossa mente será conduzida por onde a levarmos. Busque informações seguras e se baseie em fatos. E principalmente, esteja atento para não perder o humanismo que nos torna tão especiais enquanto espécie, mesmo em tempos onde a orientação é evitar abraços. Pense nisso!