COCARI: Fiação mantém Certificação na Norma ISO 9001:2015

Ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, a realização de auditoria externa pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com o objetivo de avaliar a implementação e a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade na Fiação Cocari, de acordo com a NBR ISO 9001:2015, e foi identificada a conformidade com os requisitos da norma, mantendo a certificação da indústria.

Garantia de qualidade – De acordo com o superintendente Industrial e de Engenharia, Angelo Antonio Martin Junior, o selo aumenta a confiança dos clientes em relação à qualidade dos produtos da Fiação. “Essa certificação tem o propósito de garantir a satisfação dos clientes por meio de produtos padronizados, de alta confiabilidade e baixa variabilidade. Com essas características, é possível gerar tranquilidade aos clientes quanto à qualidade dos produtos da Fiação Cocari, produzindo valor agregado a eles”, considera.

Melhoria constante – O superintendente falou também sobre como a auditoria de um órgão externo permite que se repense os processos de gestão da qualidade da indústria. “A auditoria externa garante uma visão crítica para que todos os processos se mantenham dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos, balizados por indicadores de performance. Se a auditoria percebe um desvio de rota na inspeção local e documental do processo, ela avalia se existem ações de correção efetivas para a retomada dos padrões colocados como meta. Portanto, essa visão externa garante isenção nas avaliações dos processos, produzindo confiança no cliente. Além disso, mantém a equipe focada em melhoria contínua”, disse.

Competitividade – A certificação traz competitividade à Fiação no mercado. “Essa conquista proporciona a visão da Fiação da Cocari como fornecedora de produtos de alta qualidade perante o mercado, refletindo na fidelização da maioria dos clientes e produzindo valor agregado para ambos os lados. Para a Cocari, como fornecedora, e para o cliente também, evitando retrabalhos, devoluções e atrasos na confecção de seus produtos”, destacou.

Esforço coletivo – O gerente da Fiação, Juarez Marcos Danner, comenta sobre o engajamento dos colaboradores na qualificação. “A certificação já faz parte da cultura da Fiação. Todos os colaboradores são envolvidos nesse processo, desde o operador de máquinas até a diretoria, porque assim é necessário para que todos alcancem o sucesso. É uma vitória de todos os colaboradores da Fiação”, disse.

Alto rigor – O atendimento às normas do sistema envolve um rigoroso controle de todo o processo para que haja garantia de que o produto esteja em conformidade com os requisitos exigidos e com a expectativa dos clientes. “Nossos clientes estão acostumados com a qualidade dos Fios Cocari. Temos qualidade reconhecida no mercado brasileiro, tanto em relação ao produto quanto no atendimento ao cliente, na entrega do fio e no pós-venda”, destacou o gerente.

Metodologia – A auditoria foi realizada pela auditora Elisane Affornali, efetuando entrevistas, análise de documentos e observação nos processos em busca de evidências de conformidade com os requisitos da norma.

Fidelidade – De acordo com Eduan Gimenes Borges de Oliveira, colaborador do Escritório da Qualidade da Fiação, se os requisitos da norma forem bem implementados, aumenta-se a confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e às expectativas dos clientes e da cooperativa.

Capacitação e comprometimento – “A Fiação Cocari tem compromisso em atender aos requisitos da norma desde 1999, ano em que foi implementada em nossos processos, e isso é feito por meio da capacitação e do comprometimento da equipe, garantindo a qualidade dos produtos, o cumprimento de prazos e a satisfação das partes interessadas”, ressaltou o colaborador.