“Coaching: o que é e o que pode proporcionar a sua vida?”

Quem sonhou em fazer uma viagem com a família? Ou com uma carreira promissora e atuar em uma área que gosta? Se autoconhecer?

 O Coaching é um método, um processo que utiliza conhecimentos e técnica de diversas áreas como administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência e outras. Com esses conhecimentos e técnicas proporciona ao Coachee (cliente do processo de coaching) mudanças duradouras e conquistas em sua vida pessoal, profissional, familiar, espiritual, social e financeira.

José Roberto Marques (Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC) comenta que Coaching é um processo com início, meio e fim, que é definido em comum acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee e neste, o coach apoia e conduz o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de limitações.

O processo de coaching é uma jornada a qual a pessoa será conduzida a descobrir seus pontos fortes e seus pontos de melhoria que o permitirão mudar comportamentos e atitudes que facilitarão encontrar o equilíbrio pessoal e a real transformação e “tomar a direção de sua vida”.

Coaching pode ser considerada a arte de fazer com que as pessoas extraiam o que há de melhor em si e alcancem assim, os seus objetivos.

Podemos entender o processo de coaching com a metáfora (história) do motorista que faz uma viagem sem ter todas as informações. O motorista aqui é o cliente (coachee).

Ele chega em um certo local (momento) de sua viagem e não sabe como chegar onde deseja e contrata uma pessoa (coach) para conduzi-lo em uma parte da jornada. Essa pessoa senta no banco do passageiro e orienta, auxilia e conduz o motorista em direção a seu ponto de chegada.

Em um determinado momento da viagem, a pessoa desembarca do veículo e o motorista continua sua jornada com as informações e conhecimentos para conquistar seu objetivo tão esperado.

Em um processo de coaching, o coach vai orientar, auxiliar, motivar e conduzir o coachee ao seu objetivo e não fazer por ele.

Deixo algumas perguntas da “Maiêutica” de Sócrates que nos ajudam a entender melhor quem somos quando as fazemos a nós mesmos. Perguntas como:

Quem realmente sou?

Qual é o sentido da minha vida?

O que eu quero alcançar?

O que realmente é importante para mim?

O que me impede de realizar meus objetivos?

O que posso aprender com os momentos bons e ruins da minha vida?

 

* José Luiz Valério. É formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela UNESPAR FECEA – Apucarana. Possui especializações em Gestão da Qualidade e Logística Empresarial e MBA em Gestão de Pessoas e Coaching. Atualmente atua como Master Coach, Consultor e é sócio do Instituto Nacional de Consultoria e Assessoria Corporativa – INCAC.