Centenas de mandaguarienses formam fila em frente à Caixa Econômica Federal

Neste sábado (2), 902 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) abrem em todo o país para atendimento relacionado ao Auxílio Emergencial, benefício do governo concedido a autônomos e profissionais que tiveram suas atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por conta da medida, centenas de mandaguarienses que estão com dificuldade para sacar o auxílio formaram fila em frente à agência da CEF em Mandaguari. No entanto, a unidade local não foi escalada para o atendimento.

Conforme lista divulgada no site do banco (confira o documento em PDF, clicando aqui), na região de Maringá só haverá atendimento de agências da Caixa na própria Cidade Canção e em Sarandi.

À reportagem, moradores demonstraram indignação por não terem sido informados. Na opinião dos mandaguarienses, o banco deveria ter deixado claro que a unidade local não faria parte do plantão.

REGIÃO – Segundo a Caixa, na região vão atender apenas algumas agências. Em Maringá haverá atendimento até às 14h deste sábado nas agências: Ag. Maringá (Av. Santos Dumont), Ag. Cidade Canção (Av. Getúlio Vargas), Ag. Pedro Taques, Ag. Avenida Center, Ag. Kakogawa e Ag. Mandacaru.

Em Sarandi, o atendimento ocorrerá na Ag. Águas de Sarandi (a maior da cidade) e Colorado.

APLICATIVO – As filas na agência de Mandaguari, bem como agências da Caixa em outras cidades, ocorrem por dificuldades no acesso e uso de aplicativos como o Caixa Tem – que permite às pessoas que receberam o crédito do auxílio emergencial de R$ 600 em conta poupança digital movimentarem o dinheiro.

Leitores relatam que o aplicativo é lento e funciona raramente. Na última semana, em entrevista ao jornal Extra, o presidente da CEF, Pedro Guimarães, admitiu que o aplicativo tem problemas. Ele afirmou é impossível acabar com as filas, mas que o banco tomará providências para minimizar o problema e anunciou a contratação de mais dois mil vigilantes para trabalhar na organização das filas e mais 500 recepcionistas para auxiliar no atendimento, entre a sala dos terminais eletrônicos e agência.

MEDIDAS – Em comunicado divulgado na última quinta-feira (30/4), a Caixa informa que os empregados do banco estão dedicados e preparados para atender a todos os que precisam, nesta que é a maior operação de pagamentos e bancarização da história do país. 50 milhões de brasileiros já receberam o benefício, ou seja, um em cada três brasileiros adultos. No público que tem direito ao auxílio, grande parte é de pessoas que estava fora do sistema bancário ou que não possui facilidade com os canais digitais. Além destes, muitos outros procuram as unidades da CAIXA em busca de informações confiáveis, inclusive pessoas que não têm direito ao benefício. A CAIXA conta com o apoio da imprensa, que tem papel fundamental para esclarecer e disseminar informações corretas, evitando, assim, aglomerações desnecessárias.

O banco tem somado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejam fazer o saque em espécie.

A prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital CAIXA podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo CAIXA Tem.

É importante esclarecer que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança da CAIXA podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui; ou por crédito na conta CAIXA Fácil.

Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.