Após cinco meses, servidores da Saúde de Mandaguari serão testados para coronavírus

Após cinco meses do início das medidas de isolamento social em razão da pandemia de coronavírus, a Saúde de Mandaguari anunciou nesta segunda-feira (10) que começou os testes rápidos, do tipo sorológico, nos profissionais do setor para detectar a presença de anticorpos para o novo coronavírus na amostra de sangue. Em comunicado enviado à imprensa, a pasta promete testar cerca de 280 servidores da Saúde ainda nesta semana. 

De acordo com a Saúde, servidores do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Laboratório Municipal passaram pelo teste nesta segunda. A partir de amanhã (11), os demais servidores do PAM, na escala de plantão, devem ser testados. Atualmente o Pronto Atendimento é o local habilitado para receber os pacientes com sintomas de Covid-19.
Devem ser testados todos os servidores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Farmácia Municipal, Centro de Especialidade Odontológica, Centro de Reabilitação e Fisioterapia, Caps, Departamento de Compras, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, além do PAM e Laboratório Municipal. 

ASILO – A Secretaria prometeu ainda uma reunião com os dirigentes do Asilo São Vicente de Paulo, para definir uma data de testagem de funcionários e idosos assistidos pela instituição, que não teve nenhum caso de Covid-19 até o momento.

TESTES RÁPIDOS – O Governo do Paraná anunciou a distribuição de 52 mil testes rápidos aos municípios pela primeira vez em abril deste ano. Em maio, o governo estadual distribuiu mais 178 mil testes rápidos às 399 cidades do Paraná. Ambas as remessas foram destinadas a profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Como citado no começo da reportagem, Mandaguari levou cinco meses para anunciar a testagem em massa destes servidores.

MUNICÍPIO – O Portal Agora foi procurado pela assessoria de imprensa do município. Em nota, informou que os testes que serão feitos nos servidores foram comprados com recursos próprios, e não estão relacionados com os disponibilizados pelo governo estadual.