Agosto Dourado: Saúde reforça pedido para doação de leite materno

Com assessoria de imprensa

Para enfatizar as ações de apoio à doação de leite materno – um dos objetivos da campanha nacional Agosto Dourado –, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mandaguari reforça o pedido para que as puérperas participem da coleta e da entrega do alimento. 

A ação é um gesto solidário e, além disso, promove bem-estar à mulher, evitando acúmulo nas mamas, podendo resultar no chamado “leite empedrado”.

Toda mulher que amamenta é uma potencial doadora. A SMS lembra que a doação não interfere na alimentação do próprio filho, já que o leite que vai para outros recém-nascidos é o restante que não foi consumido.

Para ser uma doadora, a mulher precisa estar saudável, não ser portadora de nenhuma doença infectocontagiosa, ou estar tomando medicação que não seja compatível com a amamentação.

O cadastro de doadora pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A coleta é feita pela própria puérpera em sua residência. 

A SMS fornece todos os materiais para a coleta, como potes esterilizados, touca, máscaras, entre outros. O alimento é armazenado temporariamente na casa da doadora e recolhido, semanalmente, pela SMS.  O leite é depois encaminhado para Hospital Universitário (HU) de Maringá, que distribui o alimento para as unidades hospitalares. 

UBS CENTRO 
Onde 
Rua Padre Antonio Lock, 382 – Centro 
Quando segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h 
Mais informações (44) 3233-2982