A busca pelo ensino noturno em Mandaguari
Em anos anteriores todas as escolas estaduais da cidade ofertavam aulas a noite
A busca por aulas noturnas tem diminuído gradativamente nos últimos anos. Com isso, no início de cada ano letivo, surge o mesmo questionamento entre pais e alunos que precisam conciliar trabalho e estudo: haverá turma à noite em Mandaguari?
Como já ocorreu anteriormente, uma mãe entrou em contato com a equipe de redação do Portal Agora para relatar que sua filha começará a trabalhar durante o dia e precisará estudar à noite. Ao buscar informações no Colégio Estadual Vera Cruz, o único dos três colégios públicos de Mandaguari que ainda oferecia ensino noturno, foi informada de que a baixa demanda impediria a formação de uma nova turma.
A mãe, destaca que o ensino noturno não só ajudaria sua filha, mas também muitos outros adolescentes que desejam trabalhar. “Temos muitos jovens que estão trabalhando como Jovem Aprendiz e até mesmo buscam o primeiro emprego e que não querem parar de estudar e para isso precisam de uma vaga noturna”, disse.
Em contato com o Colégio Estadual Vera Cruz, a atual diretora, Tânia Mara Sotti, afirmou que há bastante procura por vagas noturnas para o ensino médio. No entanto, a instituição aguarda uma resposta do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá para avaliar a possibilidade de abrir novas turmas.
Vale lembrar que, em anos anteriores, todas as escolas estaduais de Mandaguari ofereciam ensino noturno.
PALLOTTI – O Colégio Cívico-Militar São Vicente Pallotti, antes da implementação do programa cívico-militar, oferecia ensino noturno para alunos do Ensino Fundamental até 2015. Após esse período, manteve apenas turmas matutinas e vespertinas. Em 2021, com a implantação do projeto cívico-militar, passou a ofertar o ensino médio, mas apenas durante o dia.
CEVEC – O Colégio Estadual Vera Cruz manteve, até o ano passado, o ensino noturno para alunos do 3º ano do Ensino Médio e até hoje oferece cursos técnicos no período noturno. Como mencionado, a escola aguarda um posicionamento do NRE para a possibilidade de retomar as aulas noturnas para os alunos do terceirão em 2025.
GORI – O Colégio Estadual José Luiz Gori manteve o ensino noturno até 2023, encerrando, em julho, o Ensino Técnico em Química e, no final do ano, o Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a escola segue com o ensino fundamental, médio e profissionalizante integrado, todos no período diurno.
É importante ressaltar que, para solicitar a abertura de uma turma de ensino médio noturno, o Colégio Vera Cruz provavelmente precisará encaminhar ao NRE uma lista dos alunos interessados, acompanhada do comprovante de trabalho de cada um, e aguardar a resposta.