42 anos de Saturno

Informe Publicitário – A história da Oficina Saturno começou oficialmente em 1977, quando Ildefonso Peres Henrique e Gersi Vinhoto adquiriram, por 100 mil cruzeiros, a estrutura da Auto Elétrica Mandaguari, que pertencia a Amadeu Guizelini e ficava no numeral 1.180 da Avenida Amazonas.

Maria Isabel Peres, que conheceu Ildefonso naquele mesmo ano e casou-se com ele anos depois, explica que o nome da oficina foi inspirado por uma marca de baterias. “A Saturno, de Apucarana, da qual nós viramos revendedores oficiais depois”.

E assim surgia uma das oficinais mais tradicionais de Mandaguari. A Saturno chegou a ter duas unidades, mas alguns anos depois a sociedade de Peres e Vinhoto foi encerrada. Foi aí que a oficina mudou para o endereço onde se encontra atualmente, no numeral 1.807 da Avenida Amazonas.

“Esse prédio aqui o Ildefonso já namorava há muitos anos. ‘Quando a dona resolver vender o terreno, eu quero comprar’, ele falava. Quando decidiu separar a sociedade, ele manteve a marca, e a gente vendeu uma casa pra começar a construção da oficina”, conta Maria Isabel.

Com muito trabalho duro, a Saturno se consolidou no mercado. A história da empresa se misturou com a da família Peres. Maria Isabel afirma que a oficina foi por muitos anos o sustento dela, do marido e das três filhas, Fernanda, Patrícia e Renata.

“E hoje nós temos que agradecer muito a os nossos clientes, porque sem eles a Saturno não seria a Saturno. Lembro de todos eles, das empresas que nos acompanharam, que sempre estiveram ali conosco”, relata Maria Isabel.

A Saturno não opera desde o final de 2018. Após a morte de Ildefonso, em março daquele ano, Maria Isabel assumiu a operação da oficina. “Houve muita dúvida, muito preconceito pelo fato de eu ser mulher”, detalha.

À reportagem, Maria Isabel conta que a marca continua, e em breve a oficina volta a operar. “Decidi dar novos rumos à Saturno. O grupo que arrendou a oficina se comprometeu a manter a marca”, ressalta.

Vinda longa à Oficina Saturno!