2019 foi música para elas!

Eu tive a sorte de viver um momento histórico no show business: a ascensão das mulheres num mercado até então dominado por homens.
Em 2014, quando assumi a direção artística da rádio Maringá FM, poucas mulheres tinham espaço na programação musical das grandes rádios comerciais. Foi tudo muito rápido, de repente muitos talentos foram aparecendo com hits que caíram na boca do povo.
Maiara e Maraísa cantando “10%, Naiara Azevedo com seus “50 Reais”. Todo mundo falava que isso era uma modinha. As pessoas em geral diziam que era a novidade da temporada. Ninguém olhava pra aquela atitude das meninas à frente do microfone como uma tendência, uma mudança de comportamento.
Nos bastidores da comunicação, entre colegas de profissão, representantes de grandes emissoras, eu ouvia “que não havia espaço para tocar música de mulher nas rádios”; “que não era estético tocar duas músicas seguidas com voz feminina”.  E acredite, até aquele momento esses critérios orientavam a programação musical das rádios. 
Bem, eu toquei. Incluí na programação da Maringá FM os “50 Reais”, os “10%” e uma menina nova, totalmente desconhecida, de voz grave, que se chamava Marília Mendonça.
Ao longo da minha jornada cuidando da programação de umas das maiores emissoras do Brasil, apoiei e dei espaço para as meninas cantoras porque elas eram talentosas. Só por isso. Lógico que fui criticada e olhada com desconfiança pelo mercado, mas o tempo mostrou que a voz das meninas não era uma moda passageira e tenho alegria de ter enxergado e apostado nessa renovação.
Hoje não escuto mais ninguém falando que mulher cantando é “modinha”. Hoje vejo o mercado respeitando essas garotas. Hoje vejo carreiras sólidas, milionárias e um show business menos preconceituoso. Sim, porque essa mudança impactou toda a cadeia de produção musical abrindo mais espaço para meninas profissionais trabalharem em todas as funções: cantoras, produtoras, musicistas… Não é incrível isso?
E o caminho aberto por Roberta Miranda e Paula Fernandes, foi pavimentado por Maiara e Maraísa, Naiara Azevedo, Marília Mendonça, Simone e Simária, e aproveitando a analogia, a obra para pista dupla já começou, com os novos talentos Lauana Prado e Yasmin Santos.
Vivi essa mudança de comportamento e quando vejo um show lotado dessas lindas até me emociono. Parabéns cantoras do Brasil!