FAFIMAN recebe peritos para avaliação do EaD

A Faculdade Fafiman está prestes a dar um grande passo na educação superior ao oferecer cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Após um extenso processo de regulamentação junto ao Ministério da Educação (MEC), a instituição anunciou cinco cursos que estarão disponíveis nessa nova modalidade: Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Sistemas Embarcados e Pedagogia.

Embora o lançamento dos cursos possa parecer uma novidade recente, o planejamento e a organização começaram há mais de dois anos, em 2022. Desde então, a equipe da Fafiman tem trabalhado intensamente para atender a todas as exigências do MEC. O credenciamento da instituição para o ensino EAD foi oficializado em 5 de setembro de 2024, conforme publicado no Diário Oficial do Ministério da Educação.

Seguindo um cronograma de atividades visando à oferta de cursos de graduação na modalidade a distância, no dia 14 de fevereiro aconteceu mais uma etapa fundamental para a autorização de cursos EAD, na Faculdade de Mandaguari (FAFIMAN).

O diretor da entidade professor doutor Ivan Carlo Moraes recebeu na Instituição os professores peritos de universidades estaduais do Paraná, sendo eles Pedro Paulo da Silva Ayrosa, para o curso Sistemas Embarcados; Marcelo Marchine Ferreira, Ciências Contábeis; Augusto Cesare de Campos Soares Recursos Humanos; e Fabiane Freire França Pedagogia.

A indicação dos profissionais é feita pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná – SETI, que é o órgão responsável pela coordenação, implementação e execução da política estadual referente às áreas de ciência, tecnologia e ensino superior.

Fizeram visitas às instalações físicas: biblioteca, salas de aula, espaços destinados a atendimentos e orientações com alunos, sala dos professores, laboratórios didáticos, auditório, espaço de convivência e praça de alimentação; também verificaram equipamentos destinados ao apoio pedagógico para os professores.

Depois dessas adequações, a SETE encaminha os documentos ao Conselho Estadual de Educação, onde ocorre a votação para autorização dos cursos. Após a aprovação, a última etapa é a assinatura do decreto pelo governador, formalizando a criação oficial dos cinco cursos EAD na Fafiman.

Ao longo dos seus 58 anos de atividade, a FAFIMAN recebeu muitas visitas de peritos, para autorização de funcionamento de cursos presenciais e para renovação de autorização. É uma rotina que todas as instituições de ensino superior passam.

No caso da FAFIMAN, por ser uma fundação municipal, insere-se no sistema estadual de educação, que tem como instâncias de fiscalização e autorização de funcionamento o Conselho Estadual de Educação e a SETI.

A autorização para funcionamento de ensino a distância é uma prerrogativa exclusiva do Ministério da Educação, cabendo aos conselhos estaduais ou nacional de educação a fiscalização da aplicação das leis que regem o ensino superior.

O diretor da Fafiman, professor Ivan, enfatizou que todo o processo foi realizado com um forte trabalho em equipe. A colaboração entre professores, coordenadores e parceiros foi essencial para viabilizar a implementação do ensino a distância.