Cresce número de veículos elétricos e motonetas irregulares em Mandaguari
O aumento no número de motonetas, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos circulando de forma irregular tem chamado a atenção e gerado preocupação em Mandaguari. Moradores relatam situações frequentes de desordem no trânsito, com condutores desrespeitando regras básicas de circulação, o que tem motivado uma atuação mais rígida por parte da Polícia Militar.
Nos últimos dias, a corporação intensificou as fiscalizações por meio de operações em diversos pontos da cidade, com o objetivo de coibir irregularidades e reforçar a segurança viária. Entre as ações estão blitz, abordagens de rotina e iniciativas como a Operação Hóminis e a Lei Seca.
“Para garantir o cumprimento dessas normas, a Polícia Militar tem intensificado o policiamento através de operações como a Operação Hóminis, algumas blitz e operações leis seca em diversos pontos de Mandaguari”, afirmou o comandante da Polícia Militar de Mandaguari, o 2º tenente Julian Wendel Ribeiro.
Segundo o oficial, além das infrações comuns, um dos principais fatores que têm contribuído para o problema é a falta de conhecimento da população sobre a legislação que rege cada tipo de veículo. A semelhança entre bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores tem levado muitos condutores a utilizarem veículos que exigem habilitação e emplacamento sem a devida regularização. “Muitos condutores, eles têm utilizado ciclomotores acreditando estar conduzindo autopropelidos e bicicletas elétricas”, explicou. “Isso acontece também porque muitos vendedores estão repassando ciclomotores como se fossem autopropelidos, visto que eles são muito parecidos”.
A Polícia Militar destaca que, durante as abordagens, são verificadas tanto as condições dos veículos quanto a documentação e a habilitação dos condutores. A irregularidade mais recorrente tem sido justamente o uso de ciclomotores sem placa e por pessoas não habilitadas. “Nesse sentido, a gente acaba encontrando muitas situações de veículos circulando ali sem o emplacamento necessário e sem a habilitação que é necessária nesses casos de ciclomotores”, pontuou o tenente.
O Conselho de Segurança de Mandaguari (CONSEG) também acompanha a situação e manifesta apoio às ações da Polícia Militar, destacando a importância da fiscalização para garantir a segurança da população e a organização do trânsito no município. “Então, é muito importante debatermos o trânsito, que tem se mostrado caótico em Mandaguari. É necessário buscar melhorias que garantam mais segurança e qualidade de vida para toda a população”, relatou o presidente do Conselho, Marcelo Siqueira.
Como resultado das fiscalizações recentes, foram apreendidos 39 veículos, sendo 27 motocicletas, 4 motonetas, 6 automóveis e 2 motos/bicicletas elétricas. Os números reforçam o cenário de irregularidades e evidenciam a necessidade de maior conscientização por parte dos condutores.
A Polícia Militar informa que as ações devem continuar de forma intensificada e orienta a população a buscar informações sobre as exigências legais antes de adquirir ou utilizar esse tipo de veículo, evitando penalidades e contribuindo para um trânsito mais seguro em Mandaguari.
