As meninas do crochê



Conheça “As meninas do crochê”, grupo de mulheres que praticam o crochê em Mandaguari.
O crochê é uma técnica artesanal que utiliza fios e agulhas especiais para criar peças únicas e encantadoras. Em Mandaguari, a arte do crochê tem seus representantes. “As meninas do crochê”, como são popularmente conhecidas, se reúnem para aprenderem, praticarem e criarem seus artesanatos.
“Há dois meses comecei a fazer crochê aqui, eu não sabia nada, nunca tinha praticado antes, mas quando cheguei já peguei na agulha e já fiz bolsas e irei começar um tapete. Hoje tenho vontade de fazer tudo em crochê, para mim é uma prática muito linda e relaxante, aqui eu conheci várias pessoas, fiz amigas e passamos a tarde toda sem nem se dar conta do tempo”, conta a dona Benedita Neusa Salvador, de 72 anos.
A loja conta com a professora de crochê Josiane Cardoso Silva do Nascimento, de 41 anos, para ensinar as alunas que não tem experiência. “Eu aprendi a fazer crochê com 13 anos de idade, fiz cursos e dou aulas há dez anos. Já tive muitas alunas e a maioria são senhoras, mas também já dei aulas para dois homens e uma criança de dez anos de idade. Para mim o crochê é um serviço, eu pago as minhas contas com ele e também serve como uma terapia”, conta ela.
Uma das alunas mais experientes da Josiane é a Fátima Aparecida Ferreira Miranda, de 61 anos, ela já pratica o crochê há nove anos. “Eu pratico há nove anos e sempre foi com a Josi. O crochê serve para tudo e cura qualquer mal, eu amo fazer e antes fazia para vender, mas agora eu dou para todos que conheço e todo mundo gosta bastante”, conta.
Zulmira Pirolo da Silva, de 79 anos, também uma das alunas mais experientes do grupo, pratica o crochê há seis anos: “Eu pratico crochê há uns seis anos e para mim é uma satisfação vir aqui e encontrar as meninas, nós conversamos, trocamos ideias e nos ajudamos quando temos alguma dúvida”, conta.
A dona da loja que cede o espaço para essa prática, Roberta Carine Campigotto Quintana de 39 anos, conta que irá fazer dois anos que o grupo se reúne para a prática: “A loja está aqui neste local há dois anos, eu tive essa ideia por conta dos benefícios terapêuticos dele, ajuda contra a ansiedade e depressão, e eu conheci a Josi, que já dava aulas, e a convidei a dar aulas aqui na loja. É aberto para todos que quiserem participar e atualmente temos umas vinte alunas, o custo é R$ 10 por aula ou R$ 50 por mês”.
Roberta conta que aprendeu crochê quando era criança e gostou tanto da prática que fez questão de incluí-la em seu casamento. “Eu aprendi crochê com a minha avó aos quinze anos de idade e nunca mais parei, faço de tudo! Inclusive eu fiz o meu vestido de noiva de crochê e casei com ele!”.
Para aqueles que desejam aprender e participar das aulas podem comparecer de terça e quinta-feira das 14h às 17h na loja que fica localizada na Rua Santos Dumont, 124 no Jardim Esplanada.